03/10/2017

Pesquisa do Santander pode significar perda da remuneração variável e até do emprego

O Santander está aplicando um questionário aos seus funcionários para que avaliem o banco, seu ambiente profissional, a própria forma de trabalho, e a atuação dos gestores. Algumas das perguntas da enquete são: “meu gestor direto promove a importância da gestão de riscos ao identificar, gerenciar e reportar positivamente todos os riscos” e “meu gestor direto estimula ativamente um ambiente onde a equipe pode opinar, falar claramente e debater sem medo”. 

O problema é que o gestor terá acesso a todas as respostas.  Ao final do questionário, o bancário deverá atribuir uma nota a si mesmo e o gestor poderá aumentá-la ou diminui-la. A avaliação final poderá impedir o trabalhador de receber a remuneração variável (bônus) e possivelmente uma nota abaixo da média (3) o deixará vulnerável à demissão.

“Então não podemos responder a verdade, porque [as perguntas] têm um tom de insinuação. Temos de responder o que eles querem”, resume uma bancária.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Aparecido Augusto Marcelo, a forma como a pesquisa está sendo aplicada deixa claro seu principal objetivo: coagir bancários a responder aquilo que interessa somente ao banco, ignorando a verdadeira opinião dos trabalhadores sobre o ambiente de trabalho.

“O questionário é aplicado na base da punição. lsso infere que seu resultado não terá validade nenhuma para melhorar as condições de trabalho para os funcionários. Muito pelo contrário, servirá apenas para promover ainda mais o assédio moral dentro na instituição, extinguindo a remuneração variável dos bancários, permitindo demissões ou enganar o próprio RH, forjando uma falsa realidade", acrescenta Marcelo.

A política do Santander gira em torno do slogan ‘o que a gente pode fazer por você hoje?’ Respondendo, o banco poderia contratar mais funcionários, não alterar as metas durante o período previamente estabelecido e respeitar a cláusula do Acordo Aditivo  dos funcionários do banco que coíbe práticas de assédio moral.

Os casos de assédio moral devem ser denunciados ao Sindicato, que fará apuração junto ao banco, garantindo o mais absoluto sigilo da vítima.  A denúncia pode ser feita pela ferramente Denuncie, no site da entidade. 

Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

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