Santander utiliza teste de conhecimentos para culpar bancários pela redução das carteiras PJ
Em um momento em que a crise econômica está causando a redução das carteiras de crédito do Santander voltadas para empresas, o banco está estimulando funcionários de agências a instalar em seus telefones celulares um jogo chamado Quiz, que testa o conhecimento sobre o segmento PJ.
“Na tentativa de transferir a culpa pela redução das carteiras, o Santander criou um jogo que constrange e intimida ao medir o conhecimento dos bancários, ao passo que ignora sua função social de fomentador do desenvolvimento por meio da oferta de linhas de crédito acessíveis às pequenas e médias empresas, a crise econômica e a cobrança de juros exorbitantes como fatores reais do problema, critica o diretor do Sindicato dos Bacários de Catanduva e Região Aparecido Augusto Marcelo.
Bancários denunciam ainda a existência de pressão para disputar o Quiz, uma vez que o banco cobra seus trabalhadores a jogar diariamente, durante os intervalos, à noite e até mesmo aos finais de semana, incentivando a competição entre colegas de trabalho.
Os gerentes de atendimento também se queixam de que o Santander determinou que aprendam as funções de gerentes PJ com o objetivo de captar e atender clientes nas agências.
“O gerente de atendimento já tem carga de trabalho muito grande que envolve processos normativos, responsabilidade com controle de numerário, e além dessas atribuições, o banco está obrigando a desempenhar mais essa função de captar e atender cliente PJ, ao invés de contratar novos profissionais” protesta a também dirigemte sindical Wanessa de Queiroz.
Em 12 meses (junho de 2016 a junho de 2017), o banco eliminou 2.281 postos de trabalho, reduzindo o total de funcionários para 46.596. Lembrando que na área de atendimento, só agências de porte A e B contam com coordenador de bateria de caixa que auxilia o gerente de atendimento. As de porte C, D e E não têm funcionários que cumpram essa função e possam substituí-lo durante visitas a clientes.
O Santander atingiu o maior lucro de sua história para um semestre nos primeiros meses de 2017, obtendo R$ 4,612 bilhões. O montante representa crescimento de 33,2% em relação ao mesmo período de 2016. Esse resultado significa 26% do lucro global do banco espanhol, sendo o Brasil o país mais lucrativo para a instituição.
“Os dados demonstram que o Santander possui condições para contratar funcionários e oferecer crédito mais acessível a fim de estimular a economia. Entretanto, escolhe demitir, sobrecarregar bancários, cobrar juros abusivos de seus clientes e culpar os próprios trabalhadores pela redução das carteiras PJ. Trata-se de um desrespeito com seus funcionários e uma profunda falta de lealdade com o país responsável pela maior parcela do seu lucro”, critica Marcelo.
MAIS NOTÍCIAS
- Após reivindicação da COE, Itaú flexibiliza regras de mobilidade para visitas comerciais
- Lei de Cotas faz 35 anos com apenas 1,27% dos postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência
- CEBB denuncia metas abusivas e cobra solução definitiva para a Cassi em terceira rodada de negociação com o BB
- O custo social da reestruturação bancária no Brasil
- CEE/Caixa cobra novo PFG, novo PCS e critérios transparentes para o PSI
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto
- CEE/Caixa e banco retomam negociações nesta quinta-feira (23)
- Nova diretoria: Chapa 1 vence eleições do Sindicato com 98,97% dos votos
- Começou a eleição do Banesprev! Veja o passo a passo para acessar o sistema e vote já!
- COE cobra respostas do Santander e avança debate sobre inclusão e condições de trabalho
- Negociação sobre saúde acontece sob clima de ameaças
- Ainda não respondeu? Participe da consulta sobre o Super Caixa!
- Curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas: abertas inscrições para turma de julho
- Pejotização: o julgamento no STF que pode redefinir os direitos no trabalho
- SantanderPrevi inicia processo eleitoral; Sindicato e Afubesp apoiam os candidatos “Representação de Verdade”