Calote no leão: Instituição financeira perde recurso em processo bilionário no Carf
.jpg)
O Itaú sofreu uma grande derrota em julgamento de recurso apresentado junto ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), feito nesta terça-feira (8/08), em Brasília.
O banco recorreu de uma multa imposta pela Recita Federal em relação a dois processos sobre o usufruto de ações de rateio de custos de empresas do mesmo conglomerado. Em um dos processos a multa arbitrada atinge US$ 1,140 bilhão.
De acordo com informações da Agência Estado, o Carf não deu provimento parcial aos argumentos do Itaú, que questionava a aplicação da multa em vários anos, e não apenas no ano em que houve o fato gerador. Com isso, o valor da multa poderá cair, mas a Receita Federal ainda fará os cálculos para chegar ao montante final.
“A decisão do Carf, ao determinar a multa `holding Itaú Unibanco, seguiu o mesmo entendimento da Receita Federal, de que o valor total pago pelo usufruto de ações deve ser tributado, com incidência dos impostos, que qualquer pessoa e empresa estão sujeitas a arcar, como determina a legislação brasileira”, avalia Kelly Menegon, integrante da COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú.
Para a Recita, devem ser recolhidos sobre essa transação o IRPJ, CSLL e PIS/Cofins. No entanto, o grupo Itaú recolheu impostos apenas sobre a diferença entre o que foi pago pelo usufruto e o valor recebido como dividendos dessas ações, o que foi considerado irregular pelas autoridades.
MAIS NOTÍCIAS
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- Faltam 8 dias para o início da 27ª Conferência Nacional dos Bancários