Bancários denunciam piora nas condições de trabalho. Saída está na luta junto ao Sindicato
“Isso é desvio de função”, avisa o dirigente sindical, Ernesto Izumi. “Gerentes de PAA estão recebendo comunicados como se fossem administradores, convocados para reuniões de gerentes gerais. É essa a ‘jestão’ de pessoas do banco, com ‘jota’”, critica o dirigente, destacando que não tem solução individual para todos esses desmandos. “A única saída possível para esse caos está na luta coletiva. Os funcionários devem se conscientizar que não haverá melhoria nas condições de trabalho e fim do desvio de função se não se engajarem.”
Mais desvios – Essa situação está levando ainda a outros desvios. As metas dos PAA continuam existindo, separadas das metas das agências centralizadoras, e os gerentes gerais ainda querem que os gerentes de PAA façam negócios para a centralizadora.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Luiz Eduardo Campolungo questiona a lógica adotada pelo banco, que diz fechar agências para economizar, mas extingue unidades rentáveis. "Estão reduzindo a importância social do BB e prejudicando sua imagem. Precarizam as condições de trabalho, descomissionam, reduzem salários para depois demitirem. Seguem a lógica do desmonte praticado pelo atual governo, com o ataque ao trabalhador por meio da aprovação da reforma trabalhista. Daí a importância de estarmos unidos e organizados ao lado do Sindicato."
Temor – Diante desse quadro, os funcionários temem também o fechamento dos PAA e não terem para onde ir. As carteiras de clientes estão sendo migradas para Escritórios Digitais.
“Há desconfiança dos trabalhadores com o banco porque as promessas de adequação das funções e do salário dos gerentes de PAA feitas no Encad (Encontro de Administradores) não foram cumpridas”, diz Ernesto. “E eles têm razão: em contato recente com a diretoria do banco, foi informado que haverá sim fechamento de alguns PAA. Já reivindicamos a recolocação dos funcionários, não vamos aceitar mais prejuízos para os trabalhadores. Só nossa mobilização pode barrar esse caos, só a luta te garante!”, completa Ernesto.
Denuncie – O Sindicato quer ouvir os bancários. Denuncie problemas acarretados pela reestruturação por meio da ferramenta Denuncie, no site da entidade.
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026