06/07/2017

BB impõe meta até para os caixas; Sindicato critica medida: função de caixa não é negocial

Os caixas do Banco do Brasil ganharam uma nova tarefa: vender OuroCap, o título de capitalização do banco. Agora, além de cuidar das atribuições próprias, eles têm de cumprir metas.

Roberto Carlos Vicentim, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, destaca que vender produtos é uma função da área negocial do banco e, portanto, não consta como atribuição do PSO. Vicentim enfatiza ainda que a venda de produtos pode inclusive gerar prejuízo para o caixa ao distraí-lo da sua atividade central, e que além de sobrecarregá-lo, pode prejudicá-lo financeiramente.

Ao mesmo tempo em que impõe metas de vendas a caixas, o BB extingue convênios que permitiam a clientes e usuários pagar contas como água, luz e gás, e mais recentemente, IPTU e boletos do Detran. Ou seja, impõe metas de vendas aos caixas e retira serviços que são típicos da função, prejudicando a população.

Essas medidas fazem parte da reestruturação pela qual passa o banco, sob a gestão do governo Temer. A instituição já fechou mais de 500 agências em todo o país e extinguiu 9,9 mil postos de trabalho no período de um ano (entre março de 2016 e março de 2017). A criação de escritórios digitais, já confirmada pelo banco, também tem aumentado o cenário de incertezas. "Neste panorama, a organização e mobilização dos funcionários na defesa do banco, de seus direitos e de seus empregos se faz extremamente necessária", defende Vicentim.


 

Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS