BB impõe meta até para os caixas; Sindicato critica medida: função de caixa não é negocial
Roberto Carlos Vicentim, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, destaca que vender produtos é uma função da área negocial do banco e, portanto, não consta como atribuição do PSO. Vicentim enfatiza ainda que a venda de produtos pode inclusive gerar prejuízo para o caixa ao distraí-lo da sua atividade central, e que além de sobrecarregá-lo, pode prejudicá-lo financeiramente.
Ao mesmo tempo em que impõe metas de vendas a caixas, o BB extingue convênios que permitiam a clientes e usuários pagar contas como água, luz e gás, e mais recentemente, IPTU e boletos do Detran. Ou seja, impõe metas de vendas aos caixas e retira serviços que são típicos da função, prejudicando a população.
Essas medidas fazem parte da reestruturação pela qual passa o banco, sob a gestão do governo Temer. A instituição já fechou mais de 500 agências em todo o país e extinguiu 9,9 mil postos de trabalho no período de um ano (entre março de 2016 e março de 2017). A criação de escritórios digitais, já confirmada pelo banco, também tem aumentado o cenário de incertezas. "Neste panorama, a organização e mobilização dos funcionários na defesa do banco, de seus direitos e de seus empregos se faz extremamente necessária", defende Vicentim.
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026