Perseguição e Punição: Instituição ameaça demitir bancários que cumprirem hora extra

O Itaú ameaça punir bancários de agências que cumprirem horas extras. Segundo denúncias relatadas pelo Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região, nas duas primeiras vezes o funcionário receberá uma advertência por escrito. Na terceira vez será demitido por justa causa.
“O que o bancário deve fazer se estiver no meio de um atendimento que ultrapassar a sua jornada de trabalho? Largar o cliente, bater o ponto e ir embora?”, questiona o dirigente sindical e bancário do Itaú Júlio César Silva Santos.
As equipes estão sendo avisadas de que na próxima semana será gerada ata no sistema, a qual os bancários deverão assinar comprometendo-se a cumprir os novos critérios. É orientado aos funcionários que não ratifiquem o documento. Entidades sindicais também já cobraram posicionamento do RH do banco e aguardam resposta.
“Com essa prática o Itaú demostra qual sua política: afastar cada vez mais os clientes das agências apostando na cultura digital, o que aumentará ainda mais os lucros do banco, que ficam cada vez mais concentrados nas mãos de poucos”, critica Júlio. “Nós somos contrários a essa medida persecutória, punitiva e que engessa o trabalho dos bancários”, acrescenta o dirigente.
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados do Itaú intensificam mobilização por plano de saúde acessível
- Dia Mundial do Meio Ambiente: um chamado urgente à ação coletiva pelo planeta
- Clube dos Bancários estará fechado para atividades neste domingo (8)
- Mês do Orgulho LGBTQIA+: visibilidade, respeito e dignidade para todas as idades
- Trabalhadores e bancos se reúnem para discutir critérios do 4º Censo da Diversidade
- Pacto intergeracional de Carlos Vieira: redução de benefícios do REG/Replan aumenta lucro da Caixa em R$ 900 milhões
- Caixa lucra R$ 4,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025 enquanto reduz agências e postos de trabalho
- Alô, associado! Não perca o tira-dúvidas sobre CPA-10 da Rede do Conhecimento nesta quarta-feira (4)
- Funcef lança pesquisa sobre criação do Plano Família
- PIB atinge patamar recorde pelo 14º trimestre seguido
- Bradesco reajusta valor do quilômetro rodado após cobrança das entidades sindicais
- Clube dos Bancários aberto no feriado de Corpus Christi: aproveite o descanso em meio à natureza!
- Fortaleza sediará VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro em novembro
- Consulta pública sobre regulação de redes sociais vai até o dia 17
- Em mesa com Fenaban, bancários recebem dados sobre avanços à diversidade