COE do Mercantil do Brasil define estratégias de luta e mobilizações para o próximo período
A defesa do emprego frente ao processo de reestruturação foi a tônica do encontro dos trabalhadores do Mercantil do Brasil durante o Encontro Nacional dos Funcionários dos Bancos Privados, realizado no Hotel Marabá, em São Paulo.
Desde 2013, o banco tem realizado demissões em massa e fechado agências em todo o Brasil com o argumento de reestruturação. Hoje o banco conta com 194 agências e 2.600 empregados. “O processo de reestruturação do Mercantil do Brasil atinge vários cargos, principalmente os ligados à retaguarda operacional das agências, como por exemplo, gerentes administrativos, supervisores e também os Tis (tecnologia da informação). Portanto, exigimos que a empresa crie mecanismos para a realocação dos funcionários atingidos pelo processo de transformação das agências em PAs”, informou Marco Aurélio Alves, coordenador nacional da COE Mercantil do Brasil. Segundo o dirigente, os sindicatos entrarão com ações na justiça questionando o processo de demissões sumárias, ocorridas por conta da reestruturação.
Entre os principais temas, o grupo debateu o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, PLR, Saúde e Segurança. Para Marco Aurélio, o encontro é de suma importância para que os sindicatos tracem estratégias de lutas e mobilizações com o objetivo de garantir a valorização e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores do banco.
Nesta quinta-feira (8), a COE do Mercantil do Brasil prossegue com o Encontro, ocasião em que irá montar uma minuta de reivindicações a ser encaminhada ao banco e um plano de lutas para a Campanha Nacional dos Bancários 2017 que será apresentado à Contraf-CUT.
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba quanto você vai economizar de IR com a calculadora do Dieese
- Atividades em 8 de janeiro marcam história como o Dia da Democracia no Brasil
- Feriados de 2026: programe seu lazer e aproveite tudo o que o Clube dos Bancários oferece
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO ITAÚ - Acordo Coletivo de Trabalho
- Fechamento de cerca de 250 agências do Itaú provoca caos no atendimento e sobrecarrega bancários e clientes
- Caixa: Comece 2026 assinando o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Debate sobre regulação do sistema financeiro e representação dos trabalhadores é destaque no Estadão
- Conselho de Usuários do Saúde Caixa: candidatos da Chapa 2 realizam live nesta quinta-feira (8)
- Bancários do Itaú avaliam novo Acordo Coletivo em assembleia no dia 13 de janeiro
- Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026
- Movimentos populares realizarão atos em defesa da democracia neste 8 de janeiro
- Cabesp: Diretores eleitos tomam posse e reafirmam compromisso com a defesa dos associados
- CUT emite Nota de Repúdio em defesa da soberania da Venezuela e da paz na América Latina
- Sindicato apoia Chapa 2 na eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Com reajuste zero e garantia de direitos, novo ACT do Saúde Caixa é assinado