Bancários de Catanduva e demais centrais sindicais participam do "Ocupa Brasília" nesta quarta (24)
Representantes das centrais sindicais de todo o Brasil participam, nesta quarta-feira (24), do movimento Ocupa Brasília. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas participem da marcha contra às reformas propostas pelo governo Temer e a favor de eleições diretas.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e coordenador da subsede da CUT São José do Rio Preto Roberto Carlos Vicentim e os diretores Sérgio Luís de Castro Ribeiro (o Chimbica) e Júlio Mathias já estão na capital federal para participar da Marcha, e representam o Sindicato em apoio à ação contra as reformas da previdência e trabalhista, contra o governo Temer e por eleições diretas.
“Essa manifestação mostra que nós, trabalhadores, estamos mobilizados na luta pelos nossos direitos e não vamos permitir retrocessos como o fim dos direitos trabalhistas garantidos pela Constituição e da aposentadoria pública. Exigimos a realização de eleições diretas com a participação do povo para reestabelecer a democracia e retornar ao Brasil condições para que ele volte a crescer”, defende Vicentim.
Durante entrevista coletiva com sindicalistas e integrantes de movimentos sociais realizada na tarde de terça (23), o presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou que o movimento é, também, para cobrar eleições diretas imediatamente. "Se fizer eleições indiretas, vai ter o 'Fora Maia', o 'Fora Cármen Lúcia', ou fora qualquer outro que não for eleito com o voto popular", disse ele referindo-se aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Supremo Tribunal Federal (STF), cotados como "presidenciáveis" em uma eleição restrita ao Congresso. "Credibilidade só se dá com eleição. Vamos ficar mobilizados até ter diretas já."
Só uma mobilização histórica será capaz de impedir deputados conservadores de aprovar a Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista. Todas as pesquisas mostram que a maioria da população é contra as reformas, mas eles querem manter a população longe dessa decisão: é hora de pressionar na capital federal!
MAIS NOTÍCIAS
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio