Mesmo com alta lucratividade, Itaú prefere ser carrasco: demite e fecha agências pelo país
.jpg)
O Itaú lucrou R$ 22,147 bilhões em 2016. Mesmo assim, o mais lucrativo do setor, mantém viva a fama de carrasco. No período, o banco eliminou 2.906 postos de trabalho e fechou 168 unidades por todo o país.
Os dados apresentados pelo banco foram debatidos em reunião com a COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú, realizada na última quarta-feira, dia 19. Os bancários cobraram soluções para repor as vagas deixadas a fim de reduzir a sobrecarga e a pressão por metas promovida pela empresa.
Sobre o tema, um Grupo de Trabalho foi criado para discutir emprego e remuneração, com reuniões trimestrais. Para compor o GT, cada federação deve enviar dois nomes, um titular e um suplente até o dia 15 de maio.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Carlos Alberto Moretto é extremamente necessário e urgente que o Itaú viabilize o debate com representantes dos empregados e repense medidas que visem à preservação dos empregos e à garantia de melhores condições de trabalho para a categoria.
Outra reivindicação foi em relação ao acesso do movimento sindical para dialogar com os trabalhadores lotados nas agências digitais. Para finalizar, o Itaú sugeriu a instalação de outros grupos de trabalho para a discussão de pautas como processos judiciais, jornada, saúde e banco do futuro. A próxima reunião acontece em 17 de maio.
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
- Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
- COE do Mercantil avança em negociação sobre PLR própria e auxílio educacional