De forma unilateral, Itaú promove mudança na remuneração variável e prejudica bancários
O Itaú promoveu uma mudança no pagamento de comissões por produtos vendidos que vem rebaixando os ganhos dos bancários. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região critica a alteração e cobra que ela seja revertida, caso contrário indicará aos trabalhadores a entrar na Justiça contra a medida.
O banco anunciou a medida em dezembro, através de um e-mail. Com a alteração, as comissões passam a depender da Trilha de Carreiras. Então, mesmo que um bancário venda muitos produtos em um mês, não receberá por cada um deles, pois dependerá da nota de sua regional. O limite do quanto pode ser recebido também mudou: R$ 250.
Um bancário do Itaú relata que o clima nos locais de trabalho está ‘desmotivador’. “É aquela história, precisamos nos matar cada vez mais de trabalhar, porque as metas não diminuem. A diferença é que agora não vamos receber mais pelo o que vendemos”.
Se a remuneração será menor, a pressão para bater as metas continua crescente. O bancário diz que durante a reunião que explicou as mudanças, um gerente operacional falou sobre os novos valores e que o contrato passaria a ser mensal. “Então, se você não vende bem, acaba fora. Está um clima de medo e desmotivação, todo mundo está muito decepcionado por não receber mais a comissão”, conta.
A dirigente sindical e funcionária do Itaú Valeska Pincovai ressalta que o banco não pode prejudicar os trabalhadores com as mudanças, impondo perdas salariais.
“Pedimos para que os bancários denunciem aos sindicatos caso tenham perdas, porque não iremos admitir este tipo de postura. Já cobramos o Itaú e, se o problema não for resolvido, vamos acionar a Justiça”.
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores vão à negociação com Fenaban em defesa da democratização do acesso ao emprego, com igualdade de condições para todos e todas
- Contraf-CUT e Sindicato orientam empregados da Caixa sobre cobranças do Saúde Caixa
- Após cobrança da Contraf-CUT, Caixa suspende descontos indevidos do Saúde Caixa
- Clube dos Bancários está reaberto e pronto para receber os associados
- COE cobra avanços em direitos na primeira negociação específica com o Santander
- COE Itaú cobra transparência em reestruturação e alerta para impactos sobre trabalhadores
- Sindicato alerta para uso correto do vale-transporte após demissões por justa causa no Bradesco
- Eleições Banesprev serão de 23 a 29 de julho; Sindicato apoia chapa "Em Defesa do Banesprev"
- COE cobra avanços ao Bradesco e conquista retorno do registro de ponto para gerentes de relacionamento empresas
- Julho das Pretas destaca políticas públicas e luta por direitos das mulheres negras
- Dados apresentados pela Caixa reforçam necessidade do fim do teto do Saúde Caixa
- Anamatra orienta trabalhador a não esperar decisão final do STF sobre pejotização
- Campanha Nacional no BB: Movimento sindical reivindica abertura de concursos públicos e valorização dos funcionários
- Movimento sindical entrega minuta específica de reivindicações ao Mercantil
- Balanço Funcef: Até maio, planos superam meta atuarial