05/01/2017
Vote no Caref contra desmonte do Banco do Brasil
Pela terceiriza vez, em quatro anos, os trabalhadores da ativa elegerão o Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (Caref) do Banco do Brasil. A votação ocorre em todo o país de 23 a 27 de janeiro. O representantes dos trabalhadores tem mandato de dois anos e, entre suas funções, está a fiscalização da execução da política geral de negócios e serviços da instituição financeira.
“Precisamos ocupar todos os espaços para ampliar a luta contra o desmonte do BB. E o Caref é essencial para isso, pois é no Conselho de Administração que se tomam decisões sobre a atuação do banco e que impactam diretamente no dia a dia dos bancários”, avalia o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga.
“Ao todo 120 funcionários se inscreveram e as candidaturas estão sendo analisadas pela Comissão Eleitoral. Assim que começar a campanha, em 6 de janeiro, é imprescindível analisar os currículos e o histórico dos candidatos e tomar uma decisão consciente”, acrescenta o dirigente.
Discriminação
O dirigente sindical critica o fato de o novo regulamento das eleições estabelecer que só podem se candidatar pessoas que ocuparam cargo de gerência, excluindo, assim, caixas, escriturários, entre outros.
“Nas eleições anteriores o critério era bem mais abrangente. A mudança neste ano ocorreu devido ao Estatuto das Estatais que tanto combatemos e que, inclusive, é objeto de ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que aguarda posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Não é o fato de ter ocupado cargo de chefia que torna uma pessoa capacitada. Numa democracia o correto é abrir essa possibilidade para todos”, critica Fukunaga.
Como votar
A votação ocorrerá em sistema eletrônico a ser disponibilizado pelo BB. O primeiro turno vai de 23 a 27 de janeiro. Caso haja necessidade de segundo turno entre as duas candidaturas mais votadas, ocorrerá de 20 a 24 de fevereiro.
Conquista dos trabalhadores – A eleição de um representante nos conselhos de administração das empresas estatais – como Banco do Brasil, Caixa, Petrobras e outras – é uma conquista da CUT e outras centrais sindicais. A reivindicação foi contemplada por meio da Lei 12.353, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2010 e sancionada nesse mesmo mês pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Precisamos ocupar todos os espaços para ampliar a luta contra o desmonte do BB. E o Caref é essencial para isso, pois é no Conselho de Administração que se tomam decisões sobre a atuação do banco e que impactam diretamente no dia a dia dos bancários”, avalia o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga.
“Ao todo 120 funcionários se inscreveram e as candidaturas estão sendo analisadas pela Comissão Eleitoral. Assim que começar a campanha, em 6 de janeiro, é imprescindível analisar os currículos e o histórico dos candidatos e tomar uma decisão consciente”, acrescenta o dirigente.
Discriminação
O dirigente sindical critica o fato de o novo regulamento das eleições estabelecer que só podem se candidatar pessoas que ocuparam cargo de gerência, excluindo, assim, caixas, escriturários, entre outros.
“Nas eleições anteriores o critério era bem mais abrangente. A mudança neste ano ocorreu devido ao Estatuto das Estatais que tanto combatemos e que, inclusive, é objeto de ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que aguarda posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Não é o fato de ter ocupado cargo de chefia que torna uma pessoa capacitada. Numa democracia o correto é abrir essa possibilidade para todos”, critica Fukunaga.
Como votar
A votação ocorrerá em sistema eletrônico a ser disponibilizado pelo BB. O primeiro turno vai de 23 a 27 de janeiro. Caso haja necessidade de segundo turno entre as duas candidaturas mais votadas, ocorrerá de 20 a 24 de fevereiro.
Conquista dos trabalhadores – A eleição de um representante nos conselhos de administração das empresas estatais – como Banco do Brasil, Caixa, Petrobras e outras – é uma conquista da CUT e outras centrais sindicais. A reivindicação foi contemplada por meio da Lei 12.353, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2010 e sancionada nesse mesmo mês pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026