04/08/2016
Sem participação do trabalhador, Itaú muda regras para entrega de atestado médico
.jpg)
Em comunicado enviado aos funcionários, o Itaú informou as novas regras para entrega de atestados médicos. A partir de 1º de agosto, atestados médicos de afastamento, de um a quatro dias, deverão ser entregues ao gestor em até três dias a contar da sua data de emissão. Já para atestados com afastamento igual ou superior a cinco dias, o trabalhador deverá passar por “Avaliação Clínica Complementar”, realizada em um dos polos administrativos do banco, no prazo de três dias a contar da data de emissão.
“As novas regras não foram negociadas e não tem a concordância do Sindicato. Apesar do banco alegar que o médico da Avaliação Clínica Complementar vai só olhar o atestado e, nos casos de afastamento superior a 15 dias, encaminhar o trabalhador ao INSS, as normas abrem brechas para que o atestado seja questionado. Uma situação constrangedora tanto para o bancário como para o profissional que atestou a enfermidade”, diz a dirigente sindical do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionária do Itaú Valeska Pincovai.
“Questionado, o banco informou que as novas regras visam sanar problemas no encaminhamento de licenças-médicas, além de colaborar no controle da enfermidade, tratamento e programas de prevenção. Porém, na avaliação do Sindicato, o intuito é controlar o trabalhador adoecido, muitas vezes vítima de discriminação. Para nós, se o bancário possui atestado, não precisa passar por avaliação complementar”, acrescenta.
A dirigente enfatiza ainda que, apesar das críticas às novas regras, os bancários do Itaú devem respeitá-las. “Orientamos os trabalhadores a seguirem os procedimentos para evitar advertências. Entretanto, tendo em vista que o banco continua desrespeitando a Ação Civil Pública sobre LER/Dort e agora coloca em dúvida a boa-fé do trabalhador, o Sindicato cobra do Itaú o fim de qualquer avaliação complementar ao atestado apresentado pelo bancário. Iremos fazer atos de protesto até que a medida seja revogada.”


SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho