Apcef/SP exige regularização de reembolsos no Saúde Caixa
A regularização imediata de reembolsos dos procedimentos médicos, odontológicos e fisioterapêuticos realizados pelos usuários do Saúde Caixa é urgente. O descaso da Caixa chega a ser repugnante. Os participantes do plano de saúde estão aguardando há mais de dois meses para receber o dinheiro.
Desesperados, muitos empregados já fizeram as solicitações via ouvidoria do banco. As respostas que recebem, em sua maioria, são inconclusivas ou que os procedimentos estão sendo analisados.
Nestes últimos dois meses a Apcef/SP enviou dois ofícios (em 8 de junho - ofício 226 e em 11 de julho - ofício 246) à GN Plano de Saúde e Previdência Complementar exigindo a regularização do reembolso no Saúde Caixa. Porém, a empresa ignora a solicitação dos empregados e não responde à entidade.
Mais uma vez, a entidade reitera ofício em que cobra soluções para os transtornos causados aos empregados com relação ao reembolso.
> Confira o conteúdo do ofício
“A Caixa é omissa e os empregados estão pagando muito caro por essa postura intransigente, desumana e indiferente aos problemas de saúde e financeiros de seus trabalhadores e familiares”, reforça a diretora da Apcef/SP Ivanilde de Miranda, que é conselheira eleita pelos usuários no Saúde Caixa.
A partir de queixas dos titulares detectou-se que o principal problema para a realização dos reembolsos é a dificuldade de acesso ao novo sistema de gestão do plano, o SIAGS. No estado de São Paulo este sistema foi implantado no quarto trimestre de 2015, sendo o último estado passar pela mudança e, ainda assim, os problemas tecnológicos persistem.
Mais problemas
A Apcef/SP recebe diariamente denúncias sobre o atendimento precário que o Saúde Caixa oferece aos seus usuários.
Marcação de exames ou cirurgias que demoram meses. Descredenciamento de clínicas, hospitais e especialidades diversas, especialmente no interior do estado. O não pagamento dos reembolsos em procedimentos médicos, odontológicos ou fisioterapêuticos após autorização do próprio plano.
Em denúncia à Apcef/SP, o empregado indignado escreve: “Por favor nos ajudem. Precisamos de melhorias no plano de saúde, mais credenciados, manutenção dos já credenciados, agilidade nos processos de autorização, formalização da recusa, mas, principalmente, menos burocracia e mais foco no bem-estar humano”.
A Associação continua com o canal de denúncias disponível aos empregados da Caixa pelo e-mail: faleconosco@apcefsp.org.br ou pelo telefone (11) 3017-8300.
MAIS NOTÍCIAS
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio