Bancários do Itaú entregam minuta de reivindicações específicas no dia 28
A Contraf-CUT, Federações, Sindicatos e a Comissão de Organização dos Empregados do Itaú (COE- Itaú), entregam, no dia 28 de julho, próxima quinta-feira, as reivindicações específicas ao banco, dentro da Campanha Nacional 2016. A pauta foi construída durante Encontro Nacional dos Funcionários, entre os dias 7 e 8 de junho, em São Paulo, quando reuniu bancários de todo o Brasil. A minuta conta com reivindicações de emprego, saúde, remuneração, condições de trabalho, previdência privada, segurança e igualdade de oportunidades.
O fim das demissões e mais contratações no Itaú, estão entre as demandas mais urgentes. Desde 2011, o Itaú já fechou 21 mil postos de trabalho, de acordo com levantamento do Dieese, gerando grande preocupação entre os trabalhadores.
“São muitas demissões, bancários adoecidos, agências com falta de funcionários, cobranças de metas abusivas, assédio moral. Nosso encontro nacional trouxe à tona o que os bancários do Itaú enfrentam atualmente, e muita coisa precisa mudar”, diz Jair Alves, coordenador da COE Itaú e diretor da Contraf-CUT.
Fundação Itaú Unibanco
Outro ponto da reunião será previdência privada. A Fundação Itaú Unibanco abriga os diversos planos de previdência complementar do banco, mas cerca de 40 mil funcionários não têm nenhum tipo de fundo de pensão.
“Nossa reivindicação é a criação de um fundo previdenciário para todos. Já fizemos várias reuniões, cobramos mais informações do IJMS e IAPP, oriundos do Unibanco, e reivindicamos um plano satisfatório, que englobe a todos”, explica Jair.
Reunião preparatória
Antes da reunião com o Itaú, no dia 27, às 9h30, os membros da COE se reúnem na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, para preparar o encontro com banco e discutir mais temas, como saúde e condições de trabalho, a criação dos grupos de trabalho de emprego e remuneração, entre outros pontos.
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores vão à negociação com Fenaban em defesa da democratização do acesso ao emprego, com igualdade de condições para todos e todas
- Contraf-CUT e Sindicato orientam empregados da Caixa sobre cobranças do Saúde Caixa
- Após cobrança da Contraf-CUT, Caixa suspende descontos indevidos do Saúde Caixa
- Clube dos Bancários está reaberto e pronto para receber os associados
- COE cobra avanços em direitos na primeira negociação específica com o Santander
- COE Itaú cobra transparência em reestruturação e alerta para impactos sobre trabalhadores
- Sindicato alerta para uso correto do vale-transporte após demissões por justa causa no Bradesco
- Eleições Banesprev serão de 23 a 29 de julho; Sindicato apoia chapa "Em Defesa do Banesprev"
- COE cobra avanços ao Bradesco e conquista retorno do registro de ponto para gerentes de relacionamento empresas
- Julho das Pretas destaca políticas públicas e luta por direitos das mulheres negras
- Dados apresentados pela Caixa reforçam necessidade do fim do teto do Saúde Caixa
- Anamatra orienta trabalhador a não esperar decisão final do STF sobre pejotização
- Campanha Nacional no BB: Movimento sindical reivindica abertura de concursos públicos e valorização dos funcionários
- Movimento sindical entrega minuta específica de reivindicações ao Mercantil
- Balanço Funcef: Até maio, planos superam meta atuarial