GT de Saúde e Condições de Trabalho é instalado no Itaú com reuniões periódicas
Em reunião nesta terça-feira (24), entre o banco Itaú e a Comissão de Organização dos Empregados (COE), na sede da instituição financeira, em São Paulo, foi instalado oficialmente o GT (Grupo de Trabalho) de Saúde e Condições de Trabalho. Na ocasião, os representantes dos trabalhadores e do banco formalizaram um calendário periódico de reuniões de 15 em 15 dias.
Entre os itens de pauta, foram discutidos saúde e condições de trabalho, além da implementação da cláusula 57. “É um grande avanço nos reunirmos com o banco quinzenalmente para discutirmos sobre a saúde do trabalhador e suas condições de trabalho. Pois, temos vários pontos para debater nos próximos encontros. Vamos falar sobre a implementação da cláusula 57, por exemplo, sobre a importância da implantação da CIPA nos locais de trabalho digitais, que representa para os trabalhadores um importante passo na discussão de medidas para melhorar as condições de trabalho no Itaú”, explicou o coordenador da COE Itaú e dirigente da Contraf-CUT, Jair Alves.
Para o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Walcir Previtale, a instalação oficial do GT de Saúde do Itaú, com as reuniões num curto espaço de tempo, demostra o quanto é importante e complexa a pauta sobre saúde. “A saúde do trabalhador requer um calendário mais reflexivo de discussões. Isso demostra a nossa urgência de melhorar o ambiente de trabalho, pensando na prevenção de acidentes e para evitar que novas pessoas adoeçam”, afirmou.
Segundo Adma Gomes, integrante da COE Itaú Unibanco, além das discussões sobre a cláusula 57, os representantes dos trabalhadores vão elencar ponto a ponto sobre as questões que interferem na saúde do trabalhador, com a finalidade de melhorar o seu local de trabalho. “A saúde do trabalhador é uma pauta que requer constante diálogo com a instituição financeira. Com as reuniões periódicas, vamos ter a oportunidade de discutir vários itens importantes com o banco, inclusive sobre os casos de assédio moral e organizacional, que abalam o dia a dia da nossa categoria.”
A próxima reunião será dia 9 de junho, às 14h30 na sede da Contraf-CUT, em São Paulo.
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho