Negociação com banco Itaú debate emprego em agências digitais
Representantes dos trabalhadores e do Itaú se reuniram, na quarta-feira 6, para debater emprego e agências digitais. A reunião faz parte da agenda permanente de discussões sobre o tema, reivindicado pelos sindicalistas. O banco apresentou as informações, pedidas pelos dirigentes sindicais na última reunião – realizada no dia 23 março. Segundo o Itaú, atualmente existem oito polos de agências digitais, sendo sete em São Paulo e uma no Rio de janeiro, totalizando 2.156 empregados.
Jair Alves, coordenador da COE Itaú, relatou que os sindicatos têm recebido denúncias de que nestes locais de trabalho há sobrecarga de funções, assédio moral e ambiente insalubre, sendo que os bancários são obrigados a trabalhar com headfone, que é prejudicial à saúde. “Nós reivindicamos pleno acesso a esses locais de trabalho, transparência nas informações, garantia instituição e eleição de CIPA e fim das metas abusivas”, disse.
Questionados pelos sindicalistas, os diretores do banco negaram a existência de terceirizados nestes locais e também garantiram o cumprimento da jornada de trabalho dos bancários, de segunda a sexta-feira.
Os sindicalistas também questionaram sobre a troca das carteirinhas do convênio. “Os bancários ficaram com dúvidas quanto ao uso do convênio”, alegou Valdir Machado, diretor da Fetec-CUT/SP. O banco afirmou que não houve nenhuma mudança no plano e continua a seguir as normas da ANS.
Metas
Outra reclamação dos bancários é a cobrança de metas durante o período de férias. “Os trabalhadores reivindicam que não haja a cobrança de metas do Programa Agir durante os 12 meses do ano”, alertou Machado. Os representantes do Itaú disseram que não existe mais essa cobrança no mês de férias, mas o tema volta na próxima reunião. “Os sindicatos devem averiguar se essa cobrança realmente foi extinta, principalmente nos setores de PJ”, reforça o dirigente.
O banco ouviu as reivindicações e ficou de apresentar respostas na próxima reunião, marcada para o dia 28 de abril.
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho