Mais um dia de luta contra a aprovação do PLS 555 nesta terça-feira (15)
O PLS 555 é o primeiro item da pauta de votação do Senado nesta terça, 15 de março. Assim, é fundamental reforçar a participação em Brasília e nas redes sociais para evitar sua aprovação e impedir uma nova onda de privatizações no País. Essa é a orientação do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, lembrando que, até agora, foi essa intensa mobilização que conseguiu prorrogar a votação e, junto com outros setores da sociedade, a elaboração de um substitutivo ao projeto. O encontro desta terça está inicialmente marcado para as 10h na liderança do PT.
Na semana passada, com a entrada do governo na negociação, foi feito um texto alternativo, mesclando itens do projeto original e do substitutivo, mas seu conteúdo não chegou a ser divulgado. Também foi realizado encontro com os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), que se comprometeram a somar esforços para evitar a aprovação do PLS 555 mas ressalvaram que há empecilhos que não podem ser ignorados na atual conjuntura, como a correlação de forças no Congresso; com dificuldade em obter o apoio da maioria; a posição da grande mídia e os ataques intensos e constantes que visam fragilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff.
A mobilização nesta terça, com as conversas com os senadores, torna-se assim ainda mais relevante e necessária. A semana também traz novas ações nessa luta, como o seminário que acontece em Curitiba, no Paraná, a partir das 9h desta terça, com o slogan Nosso patrimônio não está à venda, no Espaço Cultural dos Bancários, e uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba no próximo dia 21. Os eventos terão a participação da coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Maria Rita Serrano.
MAIS NOTÍCIAS
- STF vai julgar transparência salarial e movimento sindical defende validade da lei
- Em mesa, CEE denuncia desvalorização dos empregados e cobra respostas da Caixa
- Ao arrepio da lei e da negociação coletiva, Santander quer prejudicar ‘hipersuficientes’
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais