25/11/2015
Sindicato exige fim das demissões e do assédio moral no Mercantil
Em reunião realizada nesta segunda-feira (23), na sede do Mercantil do Brasil, em Belo Horizonte, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte exigiu explicações do banco para a onda de demissões imotivadas que vem trazendo insegurança aos funcionários. Na mesa, o Sindicato foi representado pela presidenta, Eliana Brasil, e pelos funcionários do Mercantil e diretores do Sindicato, Marco Aurélio Alves e Vanderci Antônio.
Por todo o Brasil, dezenas de bancárias e bancários do Mercantil, mães e pais de família, perderam seus empregos sem qualquer explicação plausível, a não ser a ganância e a obsessão da direção do banco por lucros cada vez maiores.
Durante a reunião, o Sindicato também cobrou ações do Mercantil em relação a denúncias que vem recebendo de assédio moral no departamento "Canais Eletrônicos". Os representantes dos funcionários exigiram a apuração dos fatos e a punição dos gestores responsáveis pela prática.
Diante da situação denunciada, o Mercantil utilizou, em sua defesa, mais uma vez, a chamada "crise" para justificar as demissões em todo o Brasil. O banco alegou, ainda, que passa por um momento de ajuste operacional e redução de despesas com pessoal e que se prepara para uma conjuntura altamente desfavorável no ano de 2016.
Porém, contraditoriamente, o Mercantil afirmou que pretende inaugurar mais 25 agências no ano que vem e que vai operacionalizar várias atividades, criando um novo grande departamento interno com a realocação de alguns funcionários de outras áreas.
Sobre as denúncias de assédio moral, o representante do banco garantiu que os casos serão apurados o mais rápido possível e que os gestores envolvidos serão devidamente advertidos sobre a proibição de tal prática.
O Sindicato deixou claro, em mesa, que repudia a onda de demissões imotivadas no Mercantil e exigiu respeito e reconhecimento a bancárias e bancários que vêm sofrendo com o assédio moral em suas unidades de trabalho.
Por todo o Brasil, dezenas de bancárias e bancários do Mercantil, mães e pais de família, perderam seus empregos sem qualquer explicação plausível, a não ser a ganância e a obsessão da direção do banco por lucros cada vez maiores.
Durante a reunião, o Sindicato também cobrou ações do Mercantil em relação a denúncias que vem recebendo de assédio moral no departamento "Canais Eletrônicos". Os representantes dos funcionários exigiram a apuração dos fatos e a punição dos gestores responsáveis pela prática.
Diante da situação denunciada, o Mercantil utilizou, em sua defesa, mais uma vez, a chamada "crise" para justificar as demissões em todo o Brasil. O banco alegou, ainda, que passa por um momento de ajuste operacional e redução de despesas com pessoal e que se prepara para uma conjuntura altamente desfavorável no ano de 2016.
Porém, contraditoriamente, o Mercantil afirmou que pretende inaugurar mais 25 agências no ano que vem e que vai operacionalizar várias atividades, criando um novo grande departamento interno com a realocação de alguns funcionários de outras áreas.
Sobre as denúncias de assédio moral, o representante do banco garantiu que os casos serão apurados o mais rápido possível e que os gestores envolvidos serão devidamente advertidos sobre a proibição de tal prática.
O Sindicato deixou claro, em mesa, que repudia a onda de demissões imotivadas no Mercantil e exigiu respeito e reconhecimento a bancárias e bancários que vêm sofrendo com o assédio moral em suas unidades de trabalho.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026