01/10/2015
Mensagem interna do Santander desrespeita mobilização dos trabalhadores
“A contingência da greve foi um sucesso, graças ao seu empenho e atitude em garantir um excelente atendimento ao cliente.” Assim é a mensagem que o Santander divulgou, via intranet, a todos os funcionários do Vila Santander, call center do banco que paralisou suas atividades na terça-feira (29), Dia Nacional de Luta. O ato foi contra a proposta apresentada pela Fenaban na última rodada da Campanha 2015. A mensagem termina com a seguinte saudação: “Juntos somos mais fortes”.
O comunicado do Santander é uma declaração explicita de sua interferência no movimento dos trabalhadores, através da indução do contingenciamento, e é um desrespeito à lei 7.783/89, chamada Lei de Greve. Ao enviar a nota, o banco acaba intimidando o bancário, que se sente constrangido por ter participado do movimento.
Diferente do quer fazer crer o banco, a adesão dos funcionários do call center ao Dia Nacional de Luta foi expressiva e mandou um claro recado: a proposta sem aumento real e que não chega nem perto de repor a inflação não será aceita pela categoria. A proposta da Fenaban é de 5,5% de reajuste, quando a inflação do período foi de 9,88% (INPC), o que representa perda de 4% para os bancários.
Exploração
O call center do Santander é o departamento do banco que paga os menores salários, e onde as condições de trabalho são muito ruins. Os funcionários sofrem com acúmulo de funções, com rígido controle de tempo para fazer tudo, sem treinamento ou suporte para atender determinadas demandas dos clientes e sendo pressionados o tempo todo a cumprir metas.
O comunicado do Santander é uma declaração explicita de sua interferência no movimento dos trabalhadores, através da indução do contingenciamento, e é um desrespeito à lei 7.783/89, chamada Lei de Greve. Ao enviar a nota, o banco acaba intimidando o bancário, que se sente constrangido por ter participado do movimento.
Diferente do quer fazer crer o banco, a adesão dos funcionários do call center ao Dia Nacional de Luta foi expressiva e mandou um claro recado: a proposta sem aumento real e que não chega nem perto de repor a inflação não será aceita pela categoria. A proposta da Fenaban é de 5,5% de reajuste, quando a inflação do período foi de 9,88% (INPC), o que representa perda de 4% para os bancários.
Exploração
O call center do Santander é o departamento do banco que paga os menores salários, e onde as condições de trabalho são muito ruins. Os funcionários sofrem com acúmulo de funções, com rígido controle de tempo para fazer tudo, sem treinamento ou suporte para atender determinadas demandas dos clientes e sendo pressionados o tempo todo a cumprir metas.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Seminário “Discutindo o passado e construindo propostas contra o racismo" será nesta quarta (27), às 18h
- Mesmo demitindo e adoecendo bancários, bancos recebem quase R$ 200 milhões em incentivos fiscais
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros para o dia 2 de dezembro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares