20/08/2015
Denúncia: Santander faz ‘abuso duplo’ com assédio e venda casada
A Superintendência de Atendimento Rede SP Interior do banco Santander encaminhou e-mail aos gestores regionais cobrando o “relacionamento com os clientes” a fim de garantir a contratação do cheque especial, internet banking e débito automático. Trata-se de venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, que também leva ao assédio moral.
“Essa prática empurra para o cliente algo que ele não quer ou não precisa, e ainda leva ao assédio moral sobre o bancário, devido à pressão que ele sofre para que venda o maior número de produtos ou serviços”, avalia o dirigente sindical Aparecido Augusto Marcelo.
Na visão do sindicalista, o envio do comunicado a todos os superintendentes regionais comprova que se trata de uma orientação da direção do banco – e não livre iniciativa de um gestor. “O Santander pressiona os funcionários para efetivar a venda casada. E faz isso de forma agressiva”. O Sindicato dos Bancários está apurando o caso e coletando denúncias.
Entenda
A venda casada ocorre quando a empresa vincula a oferta de um bem ou serviço à contratação de outros serviços ou aquisição de outros produtos. Essa prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor – CDC (art. 39, I) e constitui crime contra as relações de consumo (lei nº 8.137/90) e uma infração de ordem econômica (lei nº 8.884/94).
Íntegra
Confira o e-mail encaminhado pela Superintendência de Atendimento Rede SP Interior aos superintendentes regionais do Santander:
ATENÇÃO | IMPORTANTE E URGENTE |
No nosso último comitê, já havíamos reforçado da importância de iniciarmos o relacionamento com os clientes garantindo a contratação dos seguintes produtos/serviços:
1.CHEQUE ESPECIAL (PF e PJ);
“Essa prática empurra para o cliente algo que ele não quer ou não precisa, e ainda leva ao assédio moral sobre o bancário, devido à pressão que ele sofre para que venda o maior número de produtos ou serviços”, avalia o dirigente sindical Aparecido Augusto Marcelo.
Na visão do sindicalista, o envio do comunicado a todos os superintendentes regionais comprova que se trata de uma orientação da direção do banco – e não livre iniciativa de um gestor. “O Santander pressiona os funcionários para efetivar a venda casada. E faz isso de forma agressiva”. O Sindicato dos Bancários está apurando o caso e coletando denúncias.
Entenda
A venda casada ocorre quando a empresa vincula a oferta de um bem ou serviço à contratação de outros serviços ou aquisição de outros produtos. Essa prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor – CDC (art. 39, I) e constitui crime contra as relações de consumo (lei nº 8.137/90) e uma infração de ordem econômica (lei nº 8.884/94).
Íntegra
Confira o e-mail encaminhado pela Superintendência de Atendimento Rede SP Interior aos superintendentes regionais do Santander:
ATENÇÃO | IMPORTANTE E URGENTE |
No nosso último comitê, já havíamos reforçado da importância de iniciarmos o relacionamento com os clientes garantindo a contratação dos seguintes produtos/serviços:
1.CHEQUE ESPECIAL (PF e PJ);
- INTERNET BANKING (PF e PJ);
- DÉBITO AUTOMÁTICO.
Dentro dessa estratégia, solicito que assegurem a partir de hoje, que todas as aberturas de contas correntes tenhamos esse vínculo previamente acordado e contratado com os clientes, ou seja: AS CONTAS SOMENTE PODERÃO SER APROVADAS SE POSSUÍREM ESSAS CONTRATAÇÕES. Reforçar com as equipes e em caso de dúvidas, entrar em contato.
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