28/07/2015
'Portal do Inferno' e sardinhada: protesto contra assédio moral em SP
Pressão excessiva, gritos, humilhações e constrangimentos. As denúncias de bancários de uma agência do Banco do Brasil no Tatuapé, zona leste da capital paulista, levaram o Sindicato dos Bancários de São Paulo a realizar protesto em frente à unidade, na segunda-feira 27, para cobrar o fim do assédio moral praticado por sua gestora.Segundo os relatos, os trabalhadores estão sofrendo muita pressão, inclusive com gritos por parte da gestora. “O banco respondeu que a situação não existia, como de costume quando acionado, mas conhecemos muito bem o histórico dela. Os trabalhadores se sentem humilhados”, contou o dirigente sindical Willame Lavor.
Para exigir o fim do assédio moral ao qual os funcionários estão sendo submetidos, dirigentes sindicais levaram até a unidade o portal do inferno, simbolizando a difícil situação dos bancários. Também foi realizado a tradicional sardinhada, com churrasco de sardinha sendo distribuído para clientes do banco e pessoas que passavam pelo local.
“O BB transformou o assédio moral em prática de gestão. Acabou com a vice-presidência de pessoas, subordinando-a à vice-presidência de varejo. Isso mostra a falta de interesse nos temas relevantes sobre recursos humanos”, afirma Willame.
Denúncias
O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Paulo Franco, afirma que as vítimas de assédio moral devem levar os problemas aos sindicatos, que têm a obrigação de defender os trabalhadores e preservá-los, mantendo o anonimato. “Quando um caso chega ao Sindicato, nós apuramos e, comprovado o abuso, exigimos uma atitude radical do banco. Desta forma, já garantimos que vários assediadores fossem afastados ou desligados”, afirma.
O Sindicato possui um instrumento de combate ao assédio moral, uma conquista da Campanha de 2010, em que os bancários podem fazer a denúncia com a certeza de que sua identidade será mantida em absoluto sigilo. Para acessar, CLIQUE AQUI.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- MPT reafirma direito de entidades sindicais à manifestação política durante processo eleitoral
- Contraf-CUT e Sindicato repudiam articulação para entregar participação do Banco do Brasil a banco dos EUA
- "Tesouraço" de Flávio eliminaria até 2,2 milhões de empregos e impactaria PIB negativamente em 1,55%, diz Dieese
- Sem Sindicato, salário médio dos bancários seria R$ 5 mil menor
- Bancos pressionam bancários por certificação C-Pro R até o fim de outubro
- Em virtude do 2º turno das eleições, Clube estará fechado no domingo (25)
- Proposta de reforma da Previdência ameaça aposentadorias e direitos dos bancários
- Grave! Banesprev exclui participantes da governança e entrega cargos de eleitos a indicados do Santander
- Governo Bolsonaro iniciou reestruturação na Caixa com ataques aos empregados e piora nas condições de trabalho
- Live dos Eleitos debate gestão e perspectivas para o futuro da Cassi nesta quinta-feira (22)
- Fenae alerta participantes da Funcef sobre riscos de contribuições em atraso
- Daniella Marques: do discurso de valorização das mulheres às propostas que preocupam os trabalhadores
- Reforma Administrativa: planos do candidato Flávio Bolsonaro ameaçam bancários de bancos públicos
- CCT 2026/2028 garante indenização extra e apoio à recolocação após fechamento de agências
- Seu voto não termina na urna: como o resultado do segundo turno afeta sua vida, trabalhador?