23/06/2015
Bancários do Bradesco fazem Dia Nacional de Luta e entregam minuta

Bancários e bancárias de todo o país estão se aproximando da Campanha Nacional Unificada 2015, que a partir de setembro vai reivindicar reajuste salarial, mais direitos e melhores condições de trabalho.
Mas já nesta semana os trabalhadores do Bradesco vão largar na frente na luta por essas demandas com duas importantes ações: a entrega da pauta específica e o lançamento da campanha de valorização.
A criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), melhores condições de trabalho e preservação da saúde, auxílio-educação para todos e mais contratações são as principais preocupações dos funcionários.
"A orientação da COE é que todos os sindicatos participem do Dia Nacional de Luta, para mostrar claramente ao banco a nossa insatisfação e dar uma demonstração da nossa força" afirma Gheorge Vitti, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco.
Segundo Gheorge, mesmo tendo apresentado lucro líquido de R$ 4,2 bilhões no primeiro trimestre de 2015, o Bradesco impõe más condições de trabalho a seus empregados e impede o acesso ao atendimento a população mais pobre: "O banco tem plenas condições de atender às nossas reivindicações, vamos nos empenhar muito nessa luta" destaca.
Os trabalhadores sofrem com desvio de funções, sobrecarga, salários mais baixos em relação ao que é pago em outras instituições, e com o famigerado Projeto Atendimento, que impede a entrada de muitos clientes nas agências e está tirando a paz dos funcionários.
“Os bancários do Bradesco se sentem desvalorizados, principalmente com relação à remuneração”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionária do Bradesco, Juvandia Moreira.
“Outros bancos, através de seus programas próprios de distribuição de lucros, pagam acima do estipulado na convenção coletiva. Vamos lutar para corrigir essa desigualdade”, acrescenta.
Lançamento

O vale-cultura, por exemplo, é uma conquista que teve origem na mobilização dos bancários do Bradesco e depois abrangeu toda a categoria.
“Vamos atuar nas agências, concentrações e também nas redes sociais, com hashtags como #agoraéBANcario”, explica a diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo e bancária do Bradesco Neiva Ribeiro.
“Uma campanha forte e vitoriosa só acontece com participação ativa, por isso é importante que todos se envolvam, porque a luta é por melhores salários e condições de trabalho. Ou seja, é de interesse de todos”, afirma.
Números
Em 2014 o Bradesco lucrou R$ 15,4 bilhões. E em 2015 a prosperidade segue com força: só no primeiro trimestre o montante chegou a R$ 4,274 bilhões, variação de 23,1% em relação ao mesmo período de 2014. Os lucros seguem batendo recordes, mas as condições de trabalho, por outro lado, são motivo de descontentamento geral.
EIXOS PRIORITÁRIOS DA CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO
- Emprego (mais contratações)
- Melhores condições de trabalho (fim do Projeto Atendimento, fim das campanhas relâmpago, mais bancários em agencias e departamentos)
- Plano de carreira, cargos e salários (PCCS) com igualdade de oportunidades
- Melhor remuneração
- Auxílio-educação
- Melhoria no plano de saúde e no plano odontológico com ampliação de coberturas e rede credenciada
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