20/05/2015

Ombudsman é canal para retaliação e demissão no Itaú

Desde que o Itaú criou a figura do ombudsman, os sindicatos vêm recebendo denúncias de bancários demitidos após terem divulgado irregularidades por meio deste canal. Em muitos casos, os funcionários procuram pelo ombudsman pensando que vão resolver seus problemas, mas infelizmente nem sempre é isso que acontece e há, sim, situações que até resultam em demissões. Também há relatos de denunciantes que passaram a sofrer retaliações por terem revelados conflitos com os gestores.

A orientação para casos como esse é para os bancários denunciarem apenas ao Sindicato dos Bancários, em que a identidade de quem conta o problema é guardada a sete chaves. Em casos de assédio moral, a orientação é para usar o instrumento de combate conquistado na Campanha Nacional de 2010, previsto em acordo coletivo, e também com sigilo absoluto.

Ao contrário dos canais sindicais, o ombudsman, ao proceder dessa forma, tem a confiança quebrada. "A justificativa do Itaú para a criação do canal do ombudsman é de proteção às pessoas que fazem as denúncias. Mas, desde a sua criação em 2007, o que temos vistos são retaliações e demissões”, avalia o dirigente sindical Carlos Alberto Moretto. Funcionários das agências do Itaú da região podem fazer suas denúncias na rua Pernambuco, nº 156, no Centro de Catanduva.


Fonte: Seeb Catanduva, com informações do Seeb SP

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