24/04/2015
Debate sobre a Medida Provisória do seguro-desemprego fica para dia 29
Prevista para a quarta-feira 22 foi adiada para o dia 29 a votação do relatório sobre a Medida Provisória (MP) 665 que altera as regras para a concessão de seguro-desemprego ao trabalhador dispensado pela primeira vez sem justa causa. A MP está sendo analisada por uma comissão mista do Congresso Nacional, formada por deputados e senadores.
O Sindicato já se posicionou contrário às mudanças propostas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. De acordo com o texto, desde março o trabalhador demitido deve comprovar 18 meses de carteira assinada – computados nos últimos dois anos – para receber o seguro-desemprego. Atualmente, são exigidos apenas seis meses. Na segunda solicitação, a carência prevista na MP cai para 12 meses e somente a partir da terceira é que a carência volta para seis meses.
Com a mudança, o trabalhador passou a receber quatro parcelas do seguro se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses, e cinco parcelas, a partir de 24 meses. Pago de três a cinco parcelas e por um período determinado, o valor do seguro-desemprego (nunca inferior a um salário mínimo) varia de caso a caso.
A MP 665 é uma das duas ações – junto com a MP 664, que altera as regras para o auxílio-doença e concessão de pensão por morte – anunciadas pelo governo federal no final do ano passado com o objetivo de gerar economia de R$ 18 bilhões aos cofres públicos em 2015.
“O projeto que defendemos é ó do crescimento com geração de empregos e distribuição de renda. Se o governo precisa de mais recursos, pode taxar as grandes fortunas, produtos supérfluos e de luxo, aumentar impostos sobre jatinhos, por exemplo. Mas os trabalhadores, que promovem o desenvolvimento do país, não podem ser penalizados”, ressalta a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
MP 664 – Com a medida o benefício só é concedido ao cônjuge que comprove, no mínimo, dois anos de casamento ou união estável. Atualmente, não há exigência de período mínimo de relacionamento. A pensão será de 50% do benefício do segurado que morreu, mais 10% por dependente até o máximo de 100%. Também será necessário comprovar 24 meses de contribuição para a Previdência.
Já o prazo para que o afastamento do trabalho gere auxílio-doença, pago pelo INSS, passou de 15 para 30 dias. Pela medida provisória, afastamentos de até 30 dias serão de responsabilidade das empresas.
O Sindicato já se posicionou contrário às mudanças propostas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. De acordo com o texto, desde março o trabalhador demitido deve comprovar 18 meses de carteira assinada – computados nos últimos dois anos – para receber o seguro-desemprego. Atualmente, são exigidos apenas seis meses. Na segunda solicitação, a carência prevista na MP cai para 12 meses e somente a partir da terceira é que a carência volta para seis meses.
Com a mudança, o trabalhador passou a receber quatro parcelas do seguro se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses, e cinco parcelas, a partir de 24 meses. Pago de três a cinco parcelas e por um período determinado, o valor do seguro-desemprego (nunca inferior a um salário mínimo) varia de caso a caso.
A MP 665 é uma das duas ações – junto com a MP 664, que altera as regras para o auxílio-doença e concessão de pensão por morte – anunciadas pelo governo federal no final do ano passado com o objetivo de gerar economia de R$ 18 bilhões aos cofres públicos em 2015.
“O projeto que defendemos é ó do crescimento com geração de empregos e distribuição de renda. Se o governo precisa de mais recursos, pode taxar as grandes fortunas, produtos supérfluos e de luxo, aumentar impostos sobre jatinhos, por exemplo. Mas os trabalhadores, que promovem o desenvolvimento do país, não podem ser penalizados”, ressalta a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
MP 664 – Com a medida o benefício só é concedido ao cônjuge que comprove, no mínimo, dois anos de casamento ou união estável. Atualmente, não há exigência de período mínimo de relacionamento. A pensão será de 50% do benefício do segurado que morreu, mais 10% por dependente até o máximo de 100%. Também será necessário comprovar 24 meses de contribuição para a Previdência.
Já o prazo para que o afastamento do trabalho gere auxílio-doença, pago pelo INSS, passou de 15 para 30 dias. Pela medida provisória, afastamentos de até 30 dias serão de responsabilidade das empresas.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Movimento sindical cobra esclarecimentos e reunião com a Caixa sobre reestruturação
- Fenae questiona a prioridade da Caixa em gastos com publicidade
- Mudanças no RH 183 acendem alerta sobre nova reestruturação na Caixa; CEE cobra explicações
- Trabalhadores do Santander aprovam acordos coletivos com avanços na PPRS e novos direitos
- Associados da Cassi votarão proposta de aporte de R$ 2 bi; Sindicato defende aprovação
- Mercantil registra lucro de R$ 279,4 milhões no trimestre, valor considerado recorde em toda sua história
- Itaú lucra R$ 37,3 bilhões, mas elimina 3.259 empregos e fecha 334 agências em um ano
- Brasil é 55,5% negro, mas terá apenas 26% das cadeiras da Câmara em 2027
- Banco Central mantém Selic em 13,75% enquanto mercado financeiro faz pressão especulativa
- Novembro Azul: informação, prevenção e combate ao preconceito salvam vidas
- Saúde Caixa começa a compartilhar rede credenciada com a Cassi nesta quarta-feira (4)
- Sindicato entrega mais de 200 kg de alimentos ao projeto social Prateleira Solidária
- Copom decide nesta quarta-feira (4) se reduz ou mantém Selic em 13,75% ao ano
- Santander: Assembleia virtual nesta sexta-feira (6) delibera sobre ACT e Acordo de PPRS
- Novas regras do VA e VR ampliam opções de uso; bancários têm benefícios acima da média nacional