15/04/2015
Banco do Brasil coloca barreira ao diálogo com funcionalismo
O Banco do Brasil deu mais uma mostra de que pretende apostar ainda mais na política de mercado em vez de valorizar seus trabalhadores. O Conselho de Administração do banco público decidiu, no início de abril, extinguir a vice-presidência de Gestão de Pessoas (Gepes) e, no seu lugar, criou uma nova vice-presidência, a de Serviços, Infraestrutura e Operações.
Pelo novo organograma da instituição, o setor que lidava com as questões dos trabalhadores foi “rebaixado” e passou a integrar a vice-presidência de Distribuição, Varejo e Gestão de Pessoas.
Ernesto Izumi, diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, aponta que do ponto de vista estrutural o número de funcionários na nova instância será o mesmo, mas a mudança impactará no relacionamento da estatal com seus mais de 100 mil funcionários.
“Essa medida reduz a importância, para a instituição, das questões dos trabalhadores e poderá prejudicar as negociações entre o movimento sindical e o BB. Isso porque no formato anterior a Gestão de Pessoas tinha autonomia para decidir sobre questões pontuais que afetam o funcionalismo. Agora talvez nem isso possa fazer, pois estará subordinada a outra estrutura do banco, que é focada no interesse de mercado. O movimento sindical foi surpreendido com a decisão do Conselho de Administração na aprovação das mudanças. E a consideramos totalmente equivocada”, afirma o dirigente sindical.
A alteração foi comunicada ao mercado por meio da Diretoria de Relações com Investidores. A nova vice-presidência de serviços será ocupada por César Borges, ex-governador da Bahia, e a de Varejo, à qual a Gepes foi incorporada, fica sob o comando de Paulo Ricci.
Pelo novo organograma da instituição, o setor que lidava com as questões dos trabalhadores foi “rebaixado” e passou a integrar a vice-presidência de Distribuição, Varejo e Gestão de Pessoas.
Ernesto Izumi, diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, aponta que do ponto de vista estrutural o número de funcionários na nova instância será o mesmo, mas a mudança impactará no relacionamento da estatal com seus mais de 100 mil funcionários.
“Essa medida reduz a importância, para a instituição, das questões dos trabalhadores e poderá prejudicar as negociações entre o movimento sindical e o BB. Isso porque no formato anterior a Gestão de Pessoas tinha autonomia para decidir sobre questões pontuais que afetam o funcionalismo. Agora talvez nem isso possa fazer, pois estará subordinada a outra estrutura do banco, que é focada no interesse de mercado. O movimento sindical foi surpreendido com a decisão do Conselho de Administração na aprovação das mudanças. E a consideramos totalmente equivocada”, afirma o dirigente sindical.
A alteração foi comunicada ao mercado por meio da Diretoria de Relações com Investidores. A nova vice-presidência de serviços será ocupada por César Borges, ex-governador da Bahia, e a de Varejo, à qual a Gepes foi incorporada, fica sob o comando de Paulo Ricci.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026