12/02/2015

Mobilidade Urbana é tema de palestra no Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região recebeu, na manhã desta quinta-feira, 12, o palestrante e economista Evaristo Almeida Prates, que ministrou uma palestra aberta a toda a população sobre a Lei de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12), que deu origem à Política Nacional de Mobilidade Urbana.
 
Mestre em Economia Política pela PUC-SP, professor de economia e assessor de transportes da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e no município de São Paulo, Prates vem realizando palestras com o tema Mobilidade Urbana desde 2006.
 
O economista citou a importância de se discutir a questão dos transportes nos municípios e ressaltou a necessidade da participação dos sindicatos nesse debate. “Os sindicatos devem participar de forma ativa da discussão sobre mobilidade urbana afinal, os benefícios melhoram a qualidade de vida de toda a população”, destacou o palestrante.
 
Durante a palestra, Evaristo refletiu sobre a utilização de ônibus, trens, metrôs e bicicletas como meios de reduzir o número de carros nas ruas de modo que as vias fiquem menos congestionadas para que o trânsito flua melhor.
 
O diretor do Sindicato Amarildo Davoli, que também é vereador em Catanduva, classificou a palestra como muito produtiva e pretende levar o debate da mobilidade urbana adiante no município. “Uma cidade desenvolvida é aquela que o rico anda de transporte público, e não onde as classes mais baixas podem andar de carro”, afirmou o dirigente sindical.
 
Para Paulo Franco, presidente do Sindicato, é preciso repensar o transporte urbano: “Hoje temos praticamente um carro para cada habitante. As ruas estão congestionadas e as pessoas não se sentem motivadas a usar o transporte público, principalmente em Catanduva, onde o preço é alto e não condiz com a qualidade dos veículos”.
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS