02/02/2015
Banco inglês desrespeita CCT e cobra bancários por meio do WhatsApp
Uma cláusula incluída na Convenção Coletiva de Trabalho após a Campanha Nacional dos Bancários em 2013 está sendo desrespeitada pelo HSBC. Trata-se da proibição de cobranças por cumprimento de metas por mensagens no celular particular do trabalhador, prática condenada pelas entidades sindicais.O texto da CCT é claro e diz, na cláusula 36ª, que "No monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados". Parágrafo Único: "é vedada, ao gestor, a cobrança descumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do empregado”.
Ainda assim, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região divulgou que tem recebido denúncias de bancários do HSBC que relataram que os gestores do banco inglês estão criando grupos no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp com o propósito de cobrar produtividade e cumprimento de metas, independente do horário ou dia. De acordo com as informações do Sindicato, os celulares acusam o recebimento de mensagens o tempo todo, mas a entidade afirma que já entrou em contato com a direção do banco.
Catanduva e Região – Até o momento, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região não recebeu nenhuma denúncia referente a cobranças indevidas por metas, no entanto o secretário-geral Luiz Eduardo Campolungo, também funcionário do HSBC, orienta os trabalhadores para que procurem o Sindicato caso esteja sofrendo esse tipo de pressão: “É importante que o bancário ou a bancária denuncie esse tipo de prática. A proibição de cobrança por metas no celular particular já é uma realidade desde 2013 e esse direito dos trabalhadores precisa ser respeitado”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Nota de Solidariedade da CUT às Centrais Sindicais da Argentina
- AGO judicializada acarreta em mudança na orientação de voto das entidades
- AGO: Presidente da Cabesp faz manobra descabida, confronta Estatuto, e impede voto sobre prestação de contas
- Nova NR-1 passa a valer em maio; mudança é avanço, mas erra ao não prever participação dos trabalhadores
- Fique atento ao horário especial de funcionamento do Sindicato no Carnaval
- Sindicato, empregados e demais entidades sindicais apoiam candidatura de Fabiana Uehara para o CA da Caixa
- Conquista do Sindicato: Mais 310 mulheres se formam com bolsas do projeto Mais Mulheres na TI
- PLR do Bradesco será paga no dia 27 de fevereiro
- Banco Mercantil pagará segunda parcela da PLR no dia 4 de março
- Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
- ContrafCast aborda os impactos positivos da isenção do Imposto de Renda sobre o PIB
- Atendendo a pedido dos Sindicatos, Banco do Brasil antecipa pagamento da PLR para 3 de março
- Cobranças levam Caixa a corrigir distorções no Super Caixa
- COE Bradesco solicita o pagamento do PRB e banco nega
- Fim da escala 6x1 avança na Câmara e reforça pauta histórica do Sindicato