02/02/2015
Banco inglês desrespeita CCT e cobra bancários por meio do WhatsApp
Uma cláusula incluída na Convenção Coletiva de Trabalho após a Campanha Nacional dos Bancários em 2013 está sendo desrespeitada pelo HSBC. Trata-se da proibição de cobranças por cumprimento de metas por mensagens no celular particular do trabalhador, prática condenada pelas entidades sindicais.O texto da CCT é claro e diz, na cláusula 36ª, que "No monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados". Parágrafo Único: "é vedada, ao gestor, a cobrança descumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do empregado”.
Ainda assim, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região divulgou que tem recebido denúncias de bancários do HSBC que relataram que os gestores do banco inglês estão criando grupos no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp com o propósito de cobrar produtividade e cumprimento de metas, independente do horário ou dia. De acordo com as informações do Sindicato, os celulares acusam o recebimento de mensagens o tempo todo, mas a entidade afirma que já entrou em contato com a direção do banco.
Catanduva e Região – Até o momento, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região não recebeu nenhuma denúncia referente a cobranças indevidas por metas, no entanto o secretário-geral Luiz Eduardo Campolungo, também funcionário do HSBC, orienta os trabalhadores para que procurem o Sindicato caso esteja sofrendo esse tipo de pressão: “É importante que o bancário ou a bancária denuncie esse tipo de prática. A proibição de cobrança por metas no celular particular já é uma realidade desde 2013 e esse direito dos trabalhadores precisa ser respeitado”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade