08/12/2014
Banco quer eliminar caixas em agências com menos de quatro funcionários
O novo projeto-piloto do Bradesco deverá, supostamente, eliminar a função dos caixas nas agências bancárias com até quatro funcionários. Na base do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, a primeira implantação deste projeto deverá ser nas agências de Cândido Rodrigues e Fernando Prestes.
A nova medida do banco gerou discussões no meio sindical e o Coletivo Estadual do Bradesco, composto por funcionários do banco, se reuniu no dia 4 de novembro, para discutir o assunto.
Para o diretor do Sindicato e funcionário do banco Júlio Mathias, o corte de funções é um desrespeito aos trabalhadores e clientes: “O banco começa com o corte de uma das funções mais importantes da agência, que são os caixas, depois, provavelmente, virão as demissões. Os bancários que permanecem nas unidades ficam sobrecarregados, e os clientes também saem perdendo ao não dispor de um serviço de qualidade. Nem todas as operações realizadas no caixa, como descontar um cheque, por exemplo, podem ser feitas no caixa eletrônico”.
Júlio ressalta ainda que esse é somente o começo da temida disputa entre os trabalhadores e as máquinas: “Os bancos estão informatizando cada vez mais as operações bancárias. Não somos contra os avanços tecnológicos, porém, não podemos aceitar que o preço desses avanços seja o desemprego”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Dia Nacional de Luta mobiliza bancários de Catanduva em defesa de avanços nas negociações com o Santander
- Itaú: Movimento sindical cobra ampliação de indenização por fechamento de agências e avanços na renovação do ACT
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 12 de outubro no Clube dos Bancários
- Desemprego, menos direitos e desmonte da Cassi e Previ: os reais impactos em caso da privatização do BB
- Caixa: Fruto de negociação, deltas podem garantir até 4,6% de aumento na remuneração-base
- Nova CCT aumenta participação dos trabalhadores na prevenção dos riscos à saúde mental
- Convocação à mobilização em defesa do Brasil e da classe trabalhadora no 2º turno
- Banco do Brasil: licença-paternidade ampliada de 35 dias já está valendo
- Fim da escala 6x1 começa a ser debatido hoje (6), no Senado. Saiba como pressionar!
- Nova CCT amplia combate ao assédio e fortalece proteção dos bancários
- Sindicalizados têm 50% de desconto em curso de Introdução à IA e Machine Learning com Python
- Endividamento das famílias aumenta com juros praticados pelo BC independente
- Dia das Crianças Solidário: Sindicato entrega doações ao Projeto Semear
- Caixa confirma PLR, prêmio de R$ 3 mil e Super Caixa para dia 20
- Direito à desconexão: nova CCT garante respeito ao tempo de descanso dos bancários