28/08/2014
Dia do Bancário lembra que não existe conquista sem lutas, diz presidente do Sindicato
Você conhece a história do Dia do Bancário? A data é comemorada no dia 28 de agosto e remete a uma grande assembleia, realizada nesta data, em 1951. Na oportunidade, os bancários de São Paulo anunciaram uma greve, após o recebimento da proposta salarial dos banqueiros, que a categoria considerou inaceitável.O pedido era de um reajuste de 40% salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A resposta não foi bem o que os bancários esperavam. Os dois últimos itens foram excluídos, e o reajuste foi considerado uma “gorjeta”.
A partir desta data, uma greve de 69 dias se estendeu, mesmo em meio à repressão do DOPS. O fim da greve foi no dia 5 de novembro, quando a Justiça determinou o reajuste salarial de 31%.
No mesmo ano, a categoria conquistou a jornada de seis horas para todos os bancários e aposentadoria por tempo de serviço.
“O dia 28, para nós, não é apenas uma comemoração, mas sim uma data para lembrarmos que todas nossas conquistas vieram por meio de grandes lutas. Por estarmos vivendo, novamente, o período de Campanha Nacional, o resgate da história é importante para nos sentirmos cada vez mais motivados a lutar e conquistar ainda mais”, declarou Paulo Franco, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Caixa apresenta proposta final para o Saúde Caixa e negociações avançam em carreira e remuneração variável
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico
- Categoria garante aumento real, mantém direitos e alcança novas conquistas; Proposta será submetida às assembleias
- 28 de agosto marca trajetória de luta e conquistas dos bancários
- Comando Nacional derrota propostas de arrocho salarial
- Banco do Brasil apresenta avanços em negociação, mas funcionalismo cobra propostas financeiras
- Sindicato celebra bancários com sorteio de prêmios e reforça mobilização na Campanha Nacional
- Caixa promete apresentar nova proposta para o Saúde Caixa nesta sexta-feira (28)
- Caixa lucra R$ 7,4 bilhões no semestre e movimento sindical cobra valorização dos empregados
- Caixa não apresenta nova proposta para o Saúde Caixa
- Campanha Nacional: Sem aumento real não dá, Fenaban!