22/08/2014

Bancários denunciam desrespeito no HSBC em Dia Internacional de Lutas

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região realizou, na manhã desta sexta-feira, 22, atos em frente às agências do HSBC de Catanduva, Monte Alto e Ibitinga. A ação faz parte do Dia Internacional de Lutas, realizado em toda a América Latina e promovido pela Uni Américas, Contraf-CUT, federações e sindicatos.

Em frente às agências, os dirigentes sindicais distribuíram cartas aos clientes, expondo a situação do banco atualmente. O protesto foi contra as demissões, por melhores condições de trabalho, mais respeito e pela valorização dos trabalhadores.

“O HSBC não tem respeito pelos seus funcionários e clientes, que são essenciais para que o banco atinja os resultados que vem atingindo” afirmou Paulo Franco, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.

O banco fechou o primeiro semestre de 2014 com um lucro líquido global de US$ 9,46 bilhões. Somente no Brasil, o lucro do período chegou a US$ 55 milhões.

Apesar dos resultados exorbitantes, o banco fechou, no último ano, 616 postos de trabalho, além de praticar a rotatividade de mão de obra. Além disso, o HSBC encerrou as atividades de 20 agências no Brasil no primeiro trimestre deste ano.

“Ou seja, o banco manda o lucro para a matriz na Inglaterra e deixa aqui o desemprego e a precarização” diz a carta que foi entregue aos clientes.

   
Catanduva                                                                                           Monte Alto

  
Catanduva                                                                                                         Ibitinga
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS