16/01/2014
HSBC é bicampeão no ranking mensal de reclamações de clientes no BC
O HSBC ficou na liderança em número de queixas pelo segundo mês seguido em dezembro entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, de acordo com levantamento do Banco Central (BC).Para montar esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.
O banco inglês teve 127 reclamações procedentes no mês passado e contava com 5.885.959 clientes sob o FGC. Com isso, seu índice foi de 2,15, contra 1,71 no mês de novembro.
O Santander seguiu na segunda colocação, com índice de 1,73. O banco espanhol teve 402 reclamações divididas entre 23,166 milhões de clientes. O Banco do Brasil se manteve na terceira colocação, com índice de 1,31. Foram computadas 463 reclamações para um universo de 35,3 milhões de correntistas do BB.
O Banrisul tomou o lugar do Itaú na quarta colocação: com 2,3 milhões de clientes protegidos e 30 reclamações procedentes, o índice do banco gaúcho foi de 1,29. Encerrando o "top five", pelo segundo mês consecutivo, está a Caixa Econômica Federal, com índice de 1,17, que reflete 648 reclamações para 55,06 milhões de clientes.
O número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com novembro. No mês passado, foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.
Débitos não autorizados são as principais queixas
No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 444 ocorrências. Aqui, a Caixa segue líder, com 125 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (111) e Santander (99).
O segundo maior número de queixas esteve relacionado à cobrança irregular de tarifas, com 335 reclamações, sendo 134 da Caixa, 88 do BB e 38 do Santander. Já a prestação irregular de conta-salário aparece na sequência, com 231 queixas, sendo 93 referentes ao Santander. A prestação de esclarecimentos incompletos/incorretos registrou 209 ocorrências, com a liderança do Bradesco (54 queixas).
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Société Générale seguiu na liderança em dezembro. O BNP Paribas aparece em segundo, seguido por Bonsucesso, BMG e PanAmericano.
Entre as administradoras de consórcio, o Banco Central somou 13 reclamações no mês passado, mesmo número observado em novembro. As principais reclamações envolvem liberação de créditos e esclarecimentos incompletos.
Fonte: Contraf-CUT com Valor Econômico
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%
- Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- Lucro do Santander cresce 15,1% em nove meses e chega a R$ 11,5 bilhões, enquanto banco segue fechando postos de trabalho
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado
- Servidores marcham em Brasília contra a reforma administrativa que ameaça o serviço público
- Sindicato reforça alerta do INSS para golpe da prova de vida
- Bancários dominam ranking de categorias com mais afastamentos por saúde mental
- Veja quanto você pode economizar com a isenção de IR se o Senado aprovar a nova Lei do IR