08/01/2014
Santander muda estrutura organizacional e troca vice-presidente de rede
Em mensagem enviada no último dia 23 de dezembro aos funcionários, o presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, anunciou mudanças na estrutura organizacional do banco. Pedro Coutinho não é mais o vice-presidente executivo comercial. Ele foi substituído por Juan Moreno, que era vice-presidente da Banca Comercial do Santander México.Juan Moreno, que está no Grupo Santander desde 1997, ficará responsável pela Rede Comercial, Universidades e Canais, reportando ao vice-presidente executivo sênior de varejo, Conrado Engel.
Pedro Coutinho foi nomeado para a recém-criada Vice-presidência Executiva de Desenvolvimento de Novos Negócios, que reportará diretamente ao presidente do Santander. "O foco será a busca de novas oportunidades de negócios, bem como a consolidação, expansão e incremento acelerado de algumas atividades já em desenvolvimento", justificou Zabalza.
Expectativas
"A saída de Pedro Coutinho abre a possibilidade de mudança na gestão do banco", aponta o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. "Esse modelo baseado em demissões, rotatividade, falta de funcionários, cobrança de metas abusivas, assédio moral, estresse, insegurança e adoecimento não serve e só tem piorado as condições de trabalho e o atendimento aos clientes", explica o dirigente sindical.
O Santander foi o banco que mais cortou postos de trabalho nos primeiros nove meses de 2013, fechando 3.414 empregos, conforme análise do Dieese. Pioraram até os serviços de limpeza, uma vez que muitas agências passaram a ter somente algumas horas de faxina por dia. "Essa redução de custos é ruim para o atendimento, o desempenho e a imagem do banco", salienta Ademir. "Não é à toa que o Santander foi o banco que liderou no ano passado o ranking mensal de reclamações de clientes no Banco Central", acrescenta.
Para o diretor da Fetraf RJ-ES, Paulo Garcez, "a saída de Pedro Coutinho traz um grande alívio para os funcionários das agências, cansados das pressões descabidas para alcançar resultados inatingíveis".
"Esperamos que o novo responsável pela rede comercial não traga a política nefasta de terceirizações do México", alerta a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Vera Marchioni.
"Queremos que o banco seja o melhor, mas para isso tem que investir nas pessoas, coisa que não vem ocorrendo", enfatiza o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes.
Ademir ressalta que "uma nova gestão do banco passa pelo fim das demissões, mais contratações, igualdade de oportunidades e melhores condições de saúde, segurança e trabalho, bem como pelo respeito aos aposentados, quase sempre tratados com descaso na rede de agências".
Fonte: Contraf-CUT
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Os Erros de Fiscalização do Banco Central no Caso Master
- Autoritarismo da Cabesp marca assembleia. Votação encerrou na segunda-feira (23); confira o resultado!
- Mulheres conquistaram há 94 anos o direito ao voto no Brasil. Luta por direitos é permanente!
- Fabi Uehara: experiência e compromisso para manter a voz dos empregados no CA
- CNBB lança Campanha da Fraternidade 2026. Tema deste ano é o direito à moradia digna
- Reforma Administrativa perde força, dificultando a votação da PEC 38/2025 em 2026
- AGO Cabesp: Últimas horas para registrar seu voto; votação acaba às 12h desta segunda-feira (23)!
- SantanderPrevi abre prazo para alteração do perfil de investimento até 24 de março
- PLR 2025: bancos confirmam datas de pagamento da segunda parcela
- AGO judicializada acarreta em mudança na orientação de voto das entidades
- Nota de Solidariedade da CUT às Centrais Sindicais da Argentina
- AGO: Presidente da Cabesp faz manobra descabida, confronta Estatuto, e impede voto sobre prestação de contas
- Nova NR-1 passa a valer em maio; mudança é avanço, mas erra ao não prever participação dos trabalhadores
- Conquista do Sindicato: Mais 310 mulheres se formam com bolsas do projeto Mais Mulheres na TI
- Fique atento ao horário especial de funcionamento do Sindicato no Carnaval