06/01/2014
Bancários têm de ficar atentos às avaliações do BB
São Paulo – Todo encerramento de semestre, o Banco do Brasil faz a avaliação de desempenho dos trabalhadores. A medida serve tanto para averiguar as condições dos funcionários que pleiteiam ascensão profissional, quanto para que o bancário mantenha sua comissão.
“Se o bancário tiver três avaliações negativas consecutivas, poderá ser descomissionado pelo banco. Por isso, é importante que os trabalhadores acompanhem de perto esse processo e denunciem caso sejam prejudicados”, orienta o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.
O dirigente sindical ressalta que o Banco do Brasil alterou a forma de avaliar os empregados. Assim, o desempenho dos bancários passou a ser semestral e a escala de pontuação aumentou de 1 a 5 para de 1 a 7. Já os níveis de avaliação passaram a levar em consideração, além das competências individuais e da unidade, as metas e entregas individuais e o resultado geral do banco entre outras mudanças.
“O Sindicato luta para que não ocorra descomissionamento arbitrário ou que desrespeite a lei. Também é contra a individualização das metas, por constatar que o adoecimento de muitos trabalhadores ocorre em função da pressão para atingir metas abusivas”, adverte Ernesto, acrescentando que a entidade tem ingressado na Justiça buscando impedir que o funcionário perca a função. “Estamos aguardando o desfecho de ações coletivas contra descomissionamentos impostos pelo novo plano de cargos e para os casos em que o trabalhador tenha exercido mais de dez anos de função comissionada.”
Jair Rosa
“Se o bancário tiver três avaliações negativas consecutivas, poderá ser descomissionado pelo banco. Por isso, é importante que os trabalhadores acompanhem de perto esse processo e denunciem caso sejam prejudicados”, orienta o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.
O dirigente sindical ressalta que o Banco do Brasil alterou a forma de avaliar os empregados. Assim, o desempenho dos bancários passou a ser semestral e a escala de pontuação aumentou de 1 a 5 para de 1 a 7. Já os níveis de avaliação passaram a levar em consideração, além das competências individuais e da unidade, as metas e entregas individuais e o resultado geral do banco entre outras mudanças.
“O Sindicato luta para que não ocorra descomissionamento arbitrário ou que desrespeite a lei. Também é contra a individualização das metas, por constatar que o adoecimento de muitos trabalhadores ocorre em função da pressão para atingir metas abusivas”, adverte Ernesto, acrescentando que a entidade tem ingressado na Justiça buscando impedir que o funcionário perca a função. “Estamos aguardando o desfecho de ações coletivas contra descomissionamentos impostos pelo novo plano de cargos e para os casos em que o trabalhador tenha exercido mais de dez anos de função comissionada.”
Jair Rosa
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026