28/02/2013

Dia da Mulher sugere reflexão sobre desafios e vitórias femininas

Após séculos de luta pela afirmação da figura feminina na sociedade, sua ampliação na vida pública e o reconhecimento de sua importância no mundo do trabalho, a mulher continua sendo discriminada no âmbito profissional, inclusive no universo bancário.

É inegável que, atualmente, mulheres ocupam cargos que eram tipicamente masculinos - o que já é uma grande conquista. A escolha de Dilma Roussef para a presidência da República também  subverte a velha mentalidade patriarcal.

 Porém, apesar das vitórias, o “Dia da Mulher”, celebrado em 8 de outubro, é mais do que uma data meramente comemorativa. É o momento de refletir sobre as injustiças que ainda permeiam  o universo feminino.

Pesquisa realizada pela subseção do Dieese na Contraf-CUT mostra que apesar de mais escolarizadas, as mulheres ganham cerca de 24,10 % a menos que os homens. “ 71,67% das bancárias têm curso superior completo, contra 66,52% dos trabalhadores do sexo masculino.  Em contrapartida, a remuneração das mulheres nos bancos privados é 29,92% inferior à dos homens, e, nos bancos públicos, a diferença é de 15,25%”, informa Amarildo Davoli, presidente do Sindicato.

Outra constatação: as mulheres tornam-se minorias nas agências a partir dos 40 anos. Enquanto os  homens chegam ao final de três décadas ocupando cerca de 17 mil vagas, mulheres com o mesmo tempo de carreira ocupam 6 mil postos de trabalho.


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS