Dia da Mulher sugere reflexão sobre desafios e vitórias femininas
Após séculos de luta pela afirmação da figura feminina na sociedade, sua ampliação na vida pública e o reconhecimento de sua importância no mundo do trabalho, a mulher continua sendo discriminada no âmbito profissional, inclusive no universo bancário.
É inegável que, atualmente, mulheres ocupam cargos que eram tipicamente masculinos - o que já é uma grande conquista. A escolha de Dilma Roussef para a presidência da República também subverte a velha mentalidade patriarcal.
Porém, apesar das vitórias, o “Dia da Mulher”, celebrado em 8 de outubro, é mais do que uma data meramente comemorativa. É o momento de refletir sobre as injustiças que ainda permeiam o universo feminino.
Pesquisa realizada pela subseção do Dieese na Contraf-CUT mostra que apesar de mais escolarizadas, as mulheres ganham cerca de 24,10 % a menos que os homens. “ 71,67% das bancárias têm curso superior completo, contra 66,52% dos trabalhadores do sexo masculino. Em contrapartida, a remuneração das mulheres nos bancos privados é 29,92% inferior à dos homens, e, nos bancos públicos, a diferença é de 15,25%”, informa Amarildo Davoli, presidente do Sindicato.
Outra constatação: as mulheres tornam-se minorias nas agências a partir dos 40 anos. Enquanto os homens chegam ao final de três décadas ocupando cerca de 17 mil vagas, mulheres com o mesmo tempo de carreira ocupam 6 mil postos de trabalho.
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Caixa apresenta proposta final para o Saúde Caixa e negociações avançam em carreira e remuneração variável
- Categoria garante aumento real, mantém direitos e alcança novas conquistas; Proposta será submetida às assembleias
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico
- 28 de agosto marca trajetória de luta e conquistas dos bancários
- Caixa promete apresentar nova proposta para o Saúde Caixa nesta sexta-feira (28)