Mediação nesta quarta no MPT discute demissões e rotatividade no Santander
O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove nesta quarta-feira (9), às 14h, nova audiência de mediação entre a Contraf-CUT e o Santander, em Brasília. Estará em discussão o processo de demissões em massa ocorrido na véspera do Natal e a política de rotatividade do banco espanhol.
A primeira mediação no MPT, realizada a pedido da Contraf-CUT, ocorreu no dia 12 de dezembro, que obrigou o banco a entregar uma lista de 1.280 desligamentos em dezembro em todo país. "Esse número só não foi maior por causa das denúncias, dos protestos e das mobilizações das entidades sindicais, pois havia estimativas de que as dispensas chegariam até 5 mil", destaca o funcionário do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
A nova audiência foi convocada pela procuradora do MPT, Ana Cristina Tostes Ribeiro. "Além da reintegração dos demitidos, queremos discutir uma política permanente de emprego no Santander, visando o fim das demissões imotivadas e da política de rotatividade, mais contratações e melhores condições de trabalho", afirma o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.
Na primeira audiência, o MPT requereu alguns dados mensais do Santander para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2011 e 2012 (exceto dezembro), que foram enviados para a Contraf-CUT.
"Pela primeira vez tivemos acesso aos números do banco, que foram analisados pelos técnicos do Dieese, comprovando a prática da rotatividade, essa jabuticaba que só existe no Brasil e que visa reduzir custos de pessoal para turbinar os lucros", destaca Cordeiro.
"É importante ressaltar", salienta Ademir, "que essa mediação no MPT não interfere nem direta nem indiretamente nas decisões judiciais - liminares - já concedidas pela Justiça do Trabalho que permanecem em vigor beneficiando as bases territoriais da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Bahia e Paraíba".
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos