Contraf-CUT debate Saúde do Trabalhador com a Caixa na próxima semana
A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam com a Caixa Econômica Federal, nos dias 11 e 12, em Brasília, a reunião do Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador e inicia as discussões do Grupo de Trabalho Saúde Caixa. Ambos estão previstos no acordo aditivo 2012-2013 assinado pelas entidades sindicais e o banco.
"Vamos retomar as questões dos normativos sobre Saúde do Trabalhador, mas queremos antes de tudo definir e deixar claro qual o papel de cada um dos GTs", afirma Plínio Pavão, diretor da Contraf-CUT e empregado da Caixa.
"Existem quatro instâncias que precisam ser bem definidas", ressalta Plínio. O GT Saúde do Trabalhador e o GT Saúde Caixa, recém-criado, são instâncias vinculadas diretamente à mesa de negociação, mas não deliberativas, já que quem delibera é a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, e os representantes do banco.
Ainda no âmbito do Saúde Caixa, é preciso definir, além do papel do GT, quais as funções atribuídas ao Conselho de Usuários e dos Comitês de Acompanhamento da Rede Credenciada. "O Conselho de Usuários é a instância de acompanhamento de gestão, não é deliberativo, mas todas as decisões sobre o plano devem passar por ele, tanto em relação a novos procedimentos quanto credenciamentos e descredenciamentos e, sobretudo, os balanços do plano", explica Plínio.
Em relação aos Comitês de Acompanhamento, um por Gerência de Filial de Pessoal (GIPES), explica o dirigente da Contraf-CUT, "eles têm o papel de discutir exclusivamente credenciamento e descredenciamento, além de auxiliar tais processos".
"Precisamos deixar bem claro entre os participantes destes espaços e a Caixa o que deve fazer cada um deles para, a partir daí, termos mais transparência e mais controle sobre o plano dos empregados", esclarece Plínio.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- Itaú lucra R$ 12,2 bilhões no 1º trimestre, enquanto segue fechando postos de trabalho e agências
- Engajamento e mobilização para a Consulta Nacional é fundamental para sucesso da Campanha Nacional da categoria
- Audiência no Senado vai debater escala 6x1 como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Clube dos Bancários terá novo horário de funcionamento. Confira!
- 42º Congresso Estadual dos Empregados da Caixa será dia 16 de maio
- Banco Mercantil registra lucro recorde no 1º trimestre, mas trabalhadores cobram valorização e melhores condições
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!