Bancários começam a discutir aditivo e PPRS com Santander nesta terça
A Contraf-CUT, federações e sindicatos entregam nesta terça-feira (5) ao Santander a minuta de reivindicações específicas para a renovação com avanços do Acordo Coletivo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Após a entrega da pauta, que ocorre no 16º andar do prédio do ex-Banespa, no centro de São Paulo, será realizada a primeira rodada de negociação.
"Os bancários do Santander são os únicos de bancos privados a manter acordo complementar à CCT da categoria", destaca o secretário de relações internacionais da Contraf-CUT, Mário Raia. A minuta foi definida em reunião ampliada da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, realizada nesta segunda-feira (4), no auditório do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
"O aditivo já rendeu vários avanços e ampliou os direitos dos trabalhadores do Santander", destaca a coordenadora da COE do Santander, Maria Rosani.
Entre as principais conquistas, estão o Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS); as bolsas de graduação, que no acordo atual foram ampliadas de 2 mil para 2,3 mil; a licença-adoção; a estabilidade para pais adotivos; horário para amamentação e o intervalo de 15 minutos dentro da jornada de seis horas; dentre outras.
O atual acordo acrescentou ainda conquistas como a licença para exames pré-natais e a garantia de acesso dos dirigentes sindicais a todas as unidades do banco, bem como o grupo de trabalho para discutir um processo eleitoral com regras democráticas no SantanderPrevi.
Reunião com presidente do Santander Brasil
A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de São Paulo se reúnem com o presidente do Santander Brasil, Marcial Portela, nesta quarta-feira (6), em São Paulo. A conversa foi marcada após o envio de cartas ao banco, solicitando um encontro para esclarecer as notícias divulgadas pela imprensa sobre possível venda da subsidiária brasileira.
"Queremos obter informações sobre a real situação do banco, sobretudo diante da crise financeira da Espanha, bem como as medidas que estão sendo tomadas e o impacto sobre a atuação da instituição no Brasil", destaca o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, que participará da reunião.
MAIS NOTÍCIAS
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos