Representantes dos empregados entregam carta ao presidente da Caixa
Representantes da APCEF,do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e do Sindicato dos Bancários de São Paulo marcaram presença no primeiro dia do Feirão da Casa Própria da Caixa - que aconteceu de 18 a 20 de maio -, ocasião em que realizaram manifestação pelo respeito aos direitos trabalhistas dos empregados, como pagamento das horas extras, do vale-transporte e, ainda, do tíquete-refeição.
Logo após a cerimônia de abertura do evento - que contou com a presença do presidente da Caixa, Jorge Hereda -, os representantes dos empregados entregaram uma carta ao dirigente do banco, na qual pedem que a Caixa seja a melhor empresa para se trabalhar, de fato, e que valorize seu quadro funcional, garantindo-lhe o pagamento dos direitos pelo trabalho extraordinário no fim de semana do Feirão.
No documento entregue a Jorge Hereda, a representação dos trabalhadores pede, ainda, a contratação de mais empregados para que o banco possa atender dignamente a população.“Nós, empregados da Caixa, somos o maior patrimônio que o banco possui, pois é por meio de nosso trabalho que as metas são alcançadas no dia a dia e os programas do governo, implantados. Exigimos respeito”, disse o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto, presente à manifestação.
Presidente da Caixa - durante a conversa com os representantes dos empregados, Jorge Hereda foi intransigente ao afirmar que gerente possui função de confiança e, por isso, não recebe hora extra.
De acordo com o presidente da Caixa, eventos como o Feirão são esporádicos e que trabalhar nessas ocasiões faz parte das tarefas dos gerentes.
APCEF - na ocasião, o diretor-presidente da Associação rebateu a afirmação de Jorge Hereda, afirmando que já existem decisões da justiça as quais entendem o trabalho do gerente além da jornada, independente do dia da semana, como hora extra.
“O direito do trabalhador deve ser respeitado: se a hora extra foi feita, tem de ser paga”, disse Sérgio Takemoto.
Condições de trabalho - no Feirão, os diretores da APCEF conversaram, ainda, com vários superintendentes presentes e aproveitaram a oportunidade para expor alguns problemas relacionados ao clima organizacional e às condições de trabalho em cada SR.
Reflexão - o presidente da Caixa, depois da abertura oficial, ainda permaneceu no local e conversou com os empregados e a população presentes.
Neste meio tempo, ao encontrar, novamente, os representantes da APCEF, afirmou: “Já estou pensando no que vocês me falaram”.
“Esperamos, agora, ações por parte da direção da Caixa. Que os direitos dos empregados sejam respeitados e garantidos!”, finalizou o diretor-presidente da APCEF.O diretor do Sindicato e da APCEF Antônio Júlio Gonçalves Neto, o Tony, também esteve presente no evento e cobrou respeito aos funcionários da Caixa. "Trata-se de uma das instituições que mais lucram no país, graças ao esforço dos empregados. A extrapolação da jornada sem pagamento de hora extra é inadmissível", afirmou.
MAIS NOTÍCIAS
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- Itaú lucra R$ 12,2 bilhões no 1º trimestre, enquanto segue fechando postos de trabalho e agências
- Engajamento e mobilização para a Consulta Nacional é fundamental para sucesso da Campanha Nacional da categoria
- Audiência no Senado vai debater escala 6x1 como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Clube dos Bancários terá novo horário de funcionamento. Confira!
- 42º Congresso Estadual dos Empregados da Caixa será dia 16 de maio
- Banco Mercantil registra lucro recorde no 1º trimestre, mas trabalhadores cobram valorização e melhores condições
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!