29/03/2012

Itaú continua na liderança do ranking de reclamações do Banco Central

Conforme o último levantamento do Banco Central, o Itaú continua no topo da lista de reclamações, em fevereiro. O maior número de insatisfações é referente à cobrança indevida nas contas ou nos cartões de crédito dos clientes, que juntos, somaram 45% das queixas.

“Com certeza essa liderança negativa está ligada a postura que o banco vem adotando nos últimos meses, com demissões diárias. Os bancários não têm a mínima tranquilidade de trabalhar e atender todas as demandas colocadas pelos clientes, que reclamam muito da falta de funcionários nas agências”, afirma Valdir Machado, diretor da FETEC-CUT/SP.

O movimento sindical já cobrou da direção do Itaú o fim das demissões, mas o banco insiste em afirmar que a rotatividade é comum. “Não concordamos com o banco, já que em outros países, em que o banco também atua, essa prática não existe. Exigimos mais empregos e melhor qualidade de vida para os bancários, além de um atendimento de qualidade para clientes e usuários dos bancos”, reforça o dirigente.

Outra preocupação dos representantes dos trabalhadores é a falta de segurança, principalmente devido à retirada das portas de segurança das agências. Pesquisa recente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) indica 422 ocorrências em 2011, o que representa um crescimento de 14,36% em relação a 2010.

Ranking de reclamações do Banco Central:

Posição 

Instituição Financeira 

Reclamações procedentes  

Clientes  

Índice 

Reclamações improcedentes  

ITAU

186

24.359.844

0,76

260

BB

191

32.814.761

0,58

230

SANTANDER

112

22.993.786

0,48

90

HSBC

25

5.241.199

0,47

27

BANRISUL

7

2.136.505

0,32

8


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