Coletivo Estadual reúne-se na FETEC-CUT/SP
Na manhã de quinta-feira 15, o Coletivo Estadual dos Funcionários do Banco Bradesco estiveram reunidos na sede da FETEC-CUT/SP para debater os principais problemas apontados pelos trabalhadores do banco no estado. O diretor do Sindicato de Catanduva Roberto Carlos Vicentim participou da reunião.
Entre os principais assuntos foi discutido o fortalecimento da Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco, que é permanente e sua minuta possui 12 itens de reivindicações, entre eles, assédio moral, auxílio educação, plano de saúde e plano de cargos e salários. “Vamos cobrar negociações, queremos avançar em relação a todos os temas que valorizam os trabalhadores. Nós temos a pior média salarial de todo o mercado, além de muitos problemas relacionados às condições de trabalho dos funcionários”, reforça Gheorge Vitti, coordenador do Coletivo Estadual dos Funcionários do Bradesco e membro da COE Nacional.
Outro ponto de discussão foi a implantação do Padrão de Responsabilidade Social 8000, a SA8000, que diz respeito às questões trabalhistas de responsabilidade social da empresa e está sendo implantado pelo Bradesco, sem a participação do movimento sindical, conforme previsto normativamente. Já existe em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Pernambuco e Campinas. Segundo o Coletivo Estadual, tem que ser discutido nas negociações com o banco.
“A SA8000 diz que o banco deve respeitar princípios de algumas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas não é isso que percebemos em suas ações. Com essa política de desvalorização dos trabalhadores e práticas anti sindicais, o Bradesco, no Dia do Consumidor, aparece no topo da lista de reclamações do Procon”, reforça Sandra Regina, diretora do Seeb SP e membro do coletivo.
A compra do plano saúde/dentário Odontoprev pelo Bradesco também é motivo de muitas reclamações dos bancários. “Este é mais um dos inúmeros problemas que os trabalhadores enfrentam com o plano oferecido pelo banco. Continuaremos cobrando que o plano cumpra leis e normas e supra a necessidade de seus funcionários. Vamos lutar para que o atendimento odontológico dos associados seja de qualidade”, afirma Crislaine Bertazzi, diretora da FETEC-CUT/SP.
Fonte: FETEC/CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Funcef: Começou a prova de vida para os nascidos em setembro
- Planos da Funcef mantêm desempenho acima das metas até julho
- Bancários de Catanduva e região aprovam proposta dos bancos privados e rejeitam acordos do BB e da Caixa
- Perguntas e respostas sobre as assembleias dos bancários
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico