Bancários prestam homenagem pelo Dia da Mulher
Na quinta-feira (dia 08) o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região prestou sua homenagem às trabalhadoras do ramo financeiro em visitas às agências bancárias de Catanduva. Além dessa homenagem o Sindicato participou de evento no qual centenas de mulheres passaram pelo stand instalado junto aos de outras entidades na Praça da República onde receberam amplas informações a respeito da Lei Maria da Penha e concorreram a brindes.
Foram sorteados uma cesta de cosméticos, uma bolsa e um ovo de páscoa. As ganhadoras são Aline Graciano da Silva - Solo Sagrado I, Isabela Alves Mota - Jd. Amendola e Deise Galdino - Glória V.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Amarildo Davoli, afirmou que as mulheres hoje ocupam cargos que antes eram tipicamente masculinos. “Como exemplo, a pessoa mais influente do país atualmente é uma mulher”, salienta. Amarildo ressalta ainda a importância de promover a igualdade entre os gêneros e nas condições de trabalho.
Por outro lado, as mulheres permanecem sem o devido reconhecimento profissional, como acontece na categoria dos bancários, conforme aponta o presidente do Sindicato: “As mulheres ainda não são valorizadas como deveriam. Recebem cerca de 24,10 % menos que os homens, mesmo com mais escolaridade”.
História
No dia 8 de março de 1857, empregadas de uma empresa têxtil norte americana fizeram uma grande greve a fim de reivindicar melhores condições de trabalho. Exigiam-se redução da jornada de serviço de 16 para dez horas e salários iguais aos dos homens, uma vez que as mulheres chegavam a receber um terço para desempenhar as mesmas funções.
Como forma de repressão, as portas da fábrica foram trancadas e o prédio incendiado. Cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas.
Em decorrência dessa tragédia, durante uma conferência na Dinamarca, em 1910, ficou convencionado que o dia 08 de março seria o Dia Internacional da Mulher, data eleita para discutir o preconceito contra o sexo feminino e sua fundamental emancipação.
Desde então a luta pelas causas femininas vem ganhando repercussão nos mais diversos países, no entanto a igualdade de gêneros ainda não foi atingida. Além do patriarcado, novas formas de machismo são propostas pela mídia, incluindo a ideia da mulher como objeto de consumo.
Fonte: SEEB Catanduva
MAIS NOTÍCIAS
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!