16/01/2012

Itaú é campeão em queixas dos consumidores

A maior parte das reclamações dos consumidores aos Procons em 2011 concentrou-se nos segmentos financeiros e de telecomunicações. Dos 1,6 milhão de atendimentos registrados ao longo do ano, 81,9 mil foram relacionadas ao grupo Itaú, que se tornou alvo de crítica da parte do movimento sindical, por conta dos constantes abusos cometidos contra seus funcionários e clientes.

O banco, que demitiu mais de 4 mil funcionários em 2011 e prejudicou o atendimento aos clientes, é seguido pela Oi (80,8 mil), Claro-Embratel (70,1 mil) e Tim-Intelig (27,1 mil).

O boletim do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, mostrou que assuntos financeiros, telecomunicações e alguns produtos como aparelho celular, computadores, dvds, móveis e eletrodomésticos de linha branca somam 57,75% do total de atendimentos.

Entre os problemas enfrentados pelos consumidores estão as cobranças (35,46%), ofertas (19,99%), contratações (11,62%) e qualidade (11,19%).

Na última semana, o Sindicato paralisou por uma hora as atividades da agência do Itaú Unibanco da praça da República, para protestar contra as demissões e a exploração promovidas pelo banco.

Com o lema "Demitiu, parou!", a atividade deixou claro que o Sindicato não irá tolerar novos abusos da parte do Itaú. Trabalhadores e clientes merecem e devem ser tratados com respeito!

Fonte: Seeb Catanduva com Contraf-CUT e Agência Brasil


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