Sindicato paralisa agência do Itaú Unibanco em Catanduva para protestar contra demissões

O Sindicato resolveu dar um basta aos abusos cometidos pelo Itaú Unibanco contra seus funcionários e clientes. Na manhã desta terça-feira, 10 de janeiro, a entidade paralisou por uma hora as atividades da agência do banco localizada na praça da República, no Centro.
Durante a atividade, diretores do Sindicato distribuíram para a população um panfleto informativo sobre os motivos da paralisação. O material faz menção às mentiras propaladas via imprensa pelas direções do Itaú e do Unibanco, em 2008, ano em que as duas instituições se fundiram.
Na ocasião, o comando do novo banco foi enfático ao afirmar que a fusão não acarretaria em fechamento de agências ou redução do quadro de funcionários. O tempo se encarregou de provar que os manda-chuvas do Itaú Unibanco que não honram a palavra empenhada em público.
Só em 2011, ano em que lucrou R$ 10,940 bilhões – firmando-se como a maior instituição financeira da América Latina –, o Itaú Unibanco desligou cerca de 5 mil empregados. Em Catanduva e região, dezenas de pais e mães de família viram seus empregos se evaporarem, devido à sede insaciável do banco por lucro.
Outro ponto abordado pelos diretores do Sindicato foi a constante exploração a que o Itaú Unibanco submete seus clientes. Entre janeiro e setembro de 2011, a instituição faturou quase R$ 14 bilhões com a cobrança de tarifas, sem oferecer, em contrapartida, um atendimento de qualidade à população.
Por tudo isso, o Sindicato não irá mais tolerar os abusos do Itaú Unibanco. A partir de agora, será assim: “Demitiu, parou!” A direção da entidade continuará de olho nas ações do banco e responderá à altura, sempre que constatar a ocorrência de demissões injustificadas.
“Estamos atentos também à situação dos demais bancos, que exploram a população e esfolam os trabalhadores. Sempre que houver uma demissão injustificada, iremos reagir paralisando as atividades da agência. Esse é o único meio que temos para enfrentar a empáfia dos banqueiros, que só pensam em lucro”, afirma o presidente do Sindicato, Amarildo Davoli.
Fonte: Seeb Catanduva
MAIS NOTÍCIAS
- Como 0,1% dos super-ricos do Brasil acumulou mais renda que 80 milhões de pessoas
- Chegaram os Canais do Sindicato no WhatsApp! Siga-nos agora!
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT