Bancários negociam acordo aditivo e PPRS com Santander nesta quinta e sexta-feira, em SP
A Contraf-CUT, federações e sindicatos iniciam finalmente nesta semana as negociações específicas para a renovação com avanços do acordo aditivo à convenção coletiva de trabalho e do acordo do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS), além dos termos de compromisso do Banesprev e Cabesp.
Serão realizadas duas rodadas: uma nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, e outra nesta sexta-feira, dia 2, ambas no horário das 11h às 13h, na Torre do Santander, em São Paulo.
As reuniões foram agendadas após três correspondências enviadas pelas entidades sindicais ao superintendente de Recursos Humanos do Santander, Jerônimo dos Anjos, em 21 de outubro, 7 e 21 de novembro. Já a pauta específica de reivindicações foi entregue em 30 de agosto.
Clique aqui para ler a íntegra da minuta entregue ao Santander.
O agendamento ocorreu na última quarta-feira, dia 23, no terceiro dia da Jornada Continental de Lutas, que os bancários do Santander realizaram no Brasil e noutros países da América Latina, onde o banco está presente, cobrando respeito e negociações para uma coordenadora mundial e um acordo marco global, a exemplo de outras instituições financeiras.
Momento de valorização dos bancários brasileiros
Os trabalhadores do Santander são os únicos, entre os bancos privados, a manter um acordo aditivo. Entre as conquistas estão a inclusão do intervalo de 15 minutos dentro da jornada de seis horas, 2 mil bolsas de auxílio-educação para a graduação e a ampliação da licença-amamentação.
Os bancários reivindicam a inclusão de novas cláusulas como a garantia do emprego, cinco dias de ausências abonados por ano, adiantamento de um salário nas férias a ser pago em dez vezes sem juros, eleições democráticas dos representantes dos participantes do SantanderPrevi e Sanprev, manutenção da assistência médica para todos os aposentados e o aumento do PPRS.
"Queremos que o processo de negociações traga valorização para os bancários brasileiros", afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. O banco obteve um lucro líquido de R$ 5,956 bilhões - crescimento de 9% em comparação ao mesmo período do ano passado. "Esse resultado gigantesco representa 25% do lucro mundial do Santander, superando a participação de 10% da Espanha e mantendo a maior participação entre todos os países onde o banco atua", destaca.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Funcef: Começou a prova de vida para os nascidos em setembro
- Planos da Funcef mantêm desempenho acima das metas até julho
- Bancários de Catanduva e região aprovam proposta dos bancos privados e rejeitam acordos do BB e da Caixa
- Perguntas e respostas sobre as assembleias dos bancários
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico