Bancários debatem a invisibilidade negra no sistema financeiro
Por que quase não se encontram negros e negras trabalhando nas agências bancárias? Essa é uma das questões que estarão em xeque durante o 1º Fórum Nacional A Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro, que se estende desde essa segunda-feira 28 até terça 29, em Salvador (BA).
O evento, que está sendo promovido pela Contraf/CUT, tem como objetivo aprofundar o debate em torno das ações por maior igualdade de oportunidades nos bancos.
Desde o lançamento do Mapa da Diversidade nos Bancos, em 2009, pouco se avançou no combate às desigualdades no setor financeiro. Por isso, uma das reivindicações da última Campanha Nacional dos Bancários foi, justamente, a atualização da pesquisa a cada dois anos, de maneira a tornarem públicos os dados sobre a população negra no quadro de funcionários dos bancos, como subsídio para o debate de políticas de inclusão.
"Além de discutir a participação efetiva dos negros nos postos de trabalho dos bancos, iremos definir uma carta-compromisso com as entidades participantes, que reunirá ações e políticas a serem adotadas pelas organizações que buscarem combater o racismo", diz Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.
“Hoje as ações afirmativas são tão importantes quanto à luta por remuneração e melhores condições de trabalho. Por isso é contínua a mobilização dos bancários contra as desigualdades no sistema financeiro. Com os seus lucros recordes, os bancos têm a responsabilidade social da favorecer a inclusão e de permitir a ascensão profissional desses trabalhadores”, afirma Aline Molina, secretária geral da FETEC-CUT/SP.
O 1º Fórum Nacional A Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro tem transmissão ao vivo pelo site da Contraf-CUT. Clique aqui para assistir o evento.
MAIS NOTÍCIAS
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!