Câmara cria Comissão Especial para analisar títulos aos pré-75 do Banespa
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, criou em 27 de outubro uma Comissão Especial destinada analisar todo o processo de troca de títulos securitizados que garantiam a complementação das pensões e aposentadorias dos funcionários do Banespa, adqurido pelo Santander no processo de privatização, durante o governo FHC.
Ela deve funcionar por 90 dias e será composta por 25 parlamentares, com igual número de suplentes. Cada bancada deve indicar o número definido de integrantes a que tem direito.
O trabalho desta comissão muito interessa aos banespianos pré-75 e vem ao encontro da tese defendida pela Afubesp e Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa de que este segmento estava desvinculado do acordo coletivo de 2001, exatamente por conta da Resolução nº 118/97 do Senado Federal.
Relembre
A Resolução 118 reservou títulos do Tesouro Nacional no montante de R$ 4 bilhões que seriam destinados exclusivamente para pagamento das complementações de aposentadorias e pensões dos pré-75 e seus devidos reajustes.
Entretanto, pouco tempo antes da privatização do banco - ocorrida em 20 de novembro de 2000 - o secretário do Tesouro Nacional, Fabio Barbosa (não confundir com o ex-presidente do Santander de mesmo nome), desblindou os títulos por meio de uma medida provisória "genérica" assinada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que permitia o banco espanhol a vendê-los.
Dessa forma, o trabalho desta comissão especial deve jogar luz às arbitrariedades cometidas naquela época.
Veja a íntegra do ato de criação da Comissão Especial:
Ato da Presidência
Nos termos da alínea m do inciso I do art. 17, combinado com o inciso II do art. 22, todos do Regimento Interno, esta Presidência decide criar Comissão Especial destinada a, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, analisar todo o processo de troca de títulos securitizados que garantiam a complementação das pensões e aposentadorias dos funcionáriosdo Banespa/Santander.
A Comissão será composta de 25 (vinte e cinco) membros titulares e de igual número de suplentes, mais um titular e um suplente, atendendo ao rodízio entre as bancadas não contempladas, designados de acordo com os §§ 1º e 2º do art. 33 do Regimento Interno.
Brasília, 27 de outubro de 2011
Marco Maia
Presidente da Câmara dos Deputados
Fonte: Contraf-CUT com Afubesp
MAIS NOTÍCIAS
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!