Itaú Unibanco: Incongruências da instituição financeira
Apesar de seu lucro ter crescido 15,9% em comparação a igual período do ano passado, o banco demite e restringe os investimentos em segurança, deteriorando as condições de trabalho de seus funcionários e colocando em risco a integridade das pessoas.
Em dezembro de 2010, o banco somava 102.316 trabalhadores no Brasil. Em setembro deste ano, o número caiu para 99.820, o que aponta para um corte de 2.496 postos de trabalho.
Conforme o diretor de Bancos Privados da FETEC-CUT/SP, Valdir Machado, as demissões também atingem o interior do Estado de SP. “Em levantamento preliminar, estamos identificando cortes em toda a base da federação cutista, sendo na maioria de funcionários com uma média de 5 a 10 anos de casa e ocupando posições de caixas e de gerência”.
Para o dirigente, esta é uma clara postura para contenção de despesas. “O banco está cortando postos de trabalho com salários mais altos. Postura semelhante está sendo adotada na área de segurança, por meio da mudança de lay-out das agências e retirada das portas de segurança”, afirma Machado.
De acordo com o dirigente da FETEC-CUT/SP, a mudança está atingindo inicialmente as agências oriundas do Unibanco. “A pretensão do banco é estender o novo lay-out para todas as agências do país e, embora em estágio inicial, esse projeto facilita a ação dos assaltantes. A cada dia, recebemos a notícias de uma nova do Itaú sem porta de segurança sendo assaltada. Já fizemos a denúncia de que várias dessas unidades estão em locais de risco, mas o banco não se disponibiliza em rever o projeto”.
Os cortes nos postos de trabalho e nos investimentos em segurança praticados pelo maior banco privado do país serão debatidos, na próxima quarta-feira 09, pelo Coletivo Estadual dos Funcionários do Itaú Unibanco. O objetivo é debater estratégias para mudar essa situação. “Se o lucro do Itaú Unibanco segue crescendo, os cortes em questão são inadmissíveis. Na prática, ele concentra renda ao mesmo tempo em que prejudica toda a sociedade”, conclui Valdir Machado.
Agenda – O Coletivo Estadual dos Funcionários do Itaú Unibanco, na quarta-feira 09/11, terá início às 10h, na sede da FETEC-CUT/SP, e também abordará Plano de Saúde, PCR, dentre outros informes.
Fonte: FETEc/CUT-SP - Lucimar Cruz Beraldo
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores vão à negociação com Fenaban em defesa da democratização do acesso ao emprego, com igualdade de condições para todos e todas
- Contraf-CUT e Sindicato orientam empregados da Caixa sobre cobranças do Saúde Caixa
- Após cobrança da Contraf-CUT, Caixa suspende descontos indevidos do Saúde Caixa
- Clube dos Bancários está reaberto e pronto para receber os associados
- COE cobra avanços em direitos na primeira negociação específica com o Santander
- COE Itaú cobra transparência em reestruturação e alerta para impactos sobre trabalhadores
- Sindicato alerta para uso correto do vale-transporte após demissões por justa causa no Bradesco
- Eleições Banesprev serão de 23 a 29 de julho; Sindicato apoia chapa "Em Defesa do Banesprev"
- COE cobra avanços ao Bradesco e conquista retorno do registro de ponto para gerentes de relacionamento empresas
- Julho das Pretas destaca políticas públicas e luta por direitos das mulheres negras
- Dados apresentados pela Caixa reforçam necessidade do fim do teto do Saúde Caixa
- Anamatra orienta trabalhador a não esperar decisão final do STF sobre pejotização
- Campanha Nacional no BB: Movimento sindical reivindica abertura de concursos públicos e valorização dos funcionários
- Movimento sindical entrega minuta específica de reivindicações ao Mercantil
- Balanço Funcef: Até maio, planos superam meta atuarial