Caixa responde a questionamento da APCEF/SP sobre pagamento de horas extras
A direção da Caixa respondeu ao ofício encaminhado pela APCEF/SP cobrando soluções relacionadas as condições de trabalho, em especial, às horas extras referidas na CI SN Administração de Pessoas 026/11 # 00.
CI SN Administração de Pessoas 026/11 - em 25 de maio, a diretoria da Associação encaminhou documento à presidência da Caixa protestando contra a medida expressa na CI, que limitava o pagamento das horas extras em detrimento de metas orçamentárias.
No documento da APCEF/SP, elaborado em conjunto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, as entidades lembraram que o número excessivo de horas extras no banco está diretamente ligado ao aumento contínuo da demanda de serviços e de metas, sem contar a defasagem dos sistemas tecnológicos e a falta de empregados.
Em 13 de junho, a direção da Caixa informou, em resposta aos questionamentos, que a empresa “obedece ao estabelecido na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), transcrito em normas internas, além do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em vigor” e que “(...) neste sentido, a diretriz preponderante na empresa dita que as horas excedentes devem ser tratadas como extraordinárias, sendo somente utilizadas nos casos de serviços inadiáveis ou de força maior”.
No documento, ressalta, também, que não há orientação interna em contrário, a qual vise ao não pagamento de horas trabalhadas.
Outro trecho do ofício da Caixa diz que “o cumprimento do estabelecido na CLT e no ACT tem como premissa salvaguardar a conformidade do contrato de trabalho, bem como a saúde do trabalhador”. A direção do banco afirma, ainda, que a edição da CI 026/11 reforça esse entendimento ao divulgar as medidas de gestão a serem adotadas no ano em curso.
A indignação do empregado da Caixa e Diretor do Sindicato de Catanduva Tony é muito grande: “ É inadmissível a direção da Caixa, por conta das metas orçamentárias, querer reduzir as horas extras em 30% num período onde todos os empregados estão se “matando” nas agências para conseguir atender os clientes com o respeito que eles merecem, afinal a Caixa é um Banco Público e não deveria visar tanto lucro. Se querem diminuir ou acabar com as horas extras, que contratem mais empregados !!!”.
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