Confira a programação da 13ª Conferência Nacional dos Bancários
Entre os dias 29 e 31 de julho, bancários e bancárias de todo o Brasil estarão com as atenções voltadas para São Paulo, onde estará ocorrendo a 13ª Conferência Nacional dos Bancários. Realizado pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, o evento reúne os delegados eleitos em conferências regionais em todo o país para definir a pauta de reivindicações da categoria para a negociação unificada com os bancos e dar a largada na Campanha Nacional dos Bancários 2011.
"A conferência é o evento mais importante do ano no calendário do movimento sindical bancário. É o momento em que as demandas de todo o país, discutidas e aprovadas nos eventos organizados pelas federações e sindicatos, são debatidas e formam a pauta de reivindicações da categoria", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. "É o ponto culminante de um processo de construção democrática que envolve toda a base da categoria."
Consulta
Durante a conferência, será apresentado o resultado da consulta nacional organizada pela Contraf-CUT e realizada pelos sindicatos e federações, que visa identificar as principais demandas dos trabalhadores. As entidades que ainda não enviaram os resultados devem fazê-lo o quanto antes pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br.
Veja a programação:
29/julho
10h00 às 18h00 - Credenciamento
14h00 às 15h30 - Painel sobre Saúde e Condições de Trabalho: "A saúde do trabalhador no contexto atual da relação capital x trabalho"
Dr. Dalmo de Abreu Dallari (jurista e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
15h30 às 17h00 - Painel sobre Igualdade de Oportunidades: "Teoria econômica da discriminação"
Pedro Chadarevian, professor de Economia da UFSCAR
17h00 às 18h00 - Apresentação resultados da Consulta e Pesquisa da Campanha Nacional 2011
19h00 - Abertura
30/julho
08h00 às 13h00 - Credenciamento
09h00 - Apresentação do vídeo do Observatório Social
09h20 às 13h30
Votação do Regimento Interno
Análise de Conjuntura: Deputado Ricardo Berzoini
Sistema Financeiro Nacional: Fernando Cardim, professor titular do Instituto de Economia da UFRJ
Painel sobre Emprego e Remuneração:
- Dr Grijalbo Fernandes Coutinho, Juiz Federal do Trabalho da 19ª Vara, em Brasília (TRT/10ª Região) , ex-presidente da Associação Latin-americana dos Juízes do Trabalho e ex-presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho)
- Dra Zilmara David de Alencar, Secretaria de Relações do Trabalho do M.T.E. (a confirmar)
- Miguel Huertas, técnico da subseção do Dieese na Contraf-CUT, mestre em Economia Política (PUC São Paulo) e professor de economia da Universidade São Judas.
14h30 às 18h30 - Trabalho em grupos (04 temas)
Grupo 1 - Emprego e Remuneração
Grupo 2 - Saúde e Condições de Trabalho
Grupo 3 - Segurança Bancária
Grupo 4 - Sistema Financeiro Nacional
31/julho
09h00 às 13h00 - Plenária final
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Funcef: Começou a prova de vida para os nascidos em setembro
- Planos da Funcef mantêm desempenho acima das metas até julho
- Bancários de Catanduva e região aprovam proposta dos bancos privados e rejeitam acordos do BB e da Caixa
- Perguntas e respostas sobre as assembleias dos bancários
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico