Bancos geram só 1% dos empregos de maio
Setor lucra demais, mas não transforma rendimentos em novas contratações. Saldo de maio foi de 252 mil novos postos formaisSão Paulo – O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou que em maio foram gerados 252 mil empregos com carteira assinada; somente nos primeiros cinco meses desse ano foram 1.171.796 novos postos de trabalho. Foi o terceiro melhor resultado da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atrás apenas do registrado em 2010, quando foram abertos 1.383.729 vagas no mesmo período.
“Em maio geramos o primeiro milhão de empregos do governo da Presidenta Dilma. Quem aposta na inflação já perdeu, pois o governo mostrou que tem mecanismos para contê-la”, disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Gordos demais – O Caged monitora a evolução do emprego por meio de oito setores de atividade econômica, divididos em 25 subsetores, entre eles o de Instituições Financeiras. E no setor financeiro as contratações não seguiram a mesma toada dos robustos resultados econômicos.
Enquanto os sete maiores bancos (Banco do Brasil, Caixa Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Safra e HSBC) lucraram, somente no primeiro trimestre, mais de R$ 16 bilhões, os empregos gerados pelas "Instituições Financeiras", conforme números do Caged, foram de apenas 2.524, o que representa 1% do total. Foi o pior desempenho entre os subgrupos do setor de “Serviços”, que contabilizou 71.246 novas vagas.
MAIS NOTÍCIAS
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos